Ligia Amadio: inspiração e música

por Redação CONCERTO 13/01/2026

Retrospectiva 2025: Ligia Amadio, regente titular Orquestra Sinfônica de Minas Gerais 

[NOTA DA REDAÇÃO: Este depoimento foi dado em dezembro de 2025, antes, portanto, do desligamento da maestra Ligia Amadio da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (clique aqui para ler).]

Em 2025, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais apresentou uma temporada singular, com óperas, balé, música de cinema, concertos sinfônicos, didáticos e pop. Entre os destaques, estiveram Cavalleria Rusticana, de Mascagni, a remontagem de Matraga, de Rufo Herrera, o balé Romeu e Julieta, de Prokofiev, e os coral-sinfônicos Carmina Burana e O Messias.

O repertório sinfônico percorreu obras de Bach, Beethoven, Brahms, Boulanger, Chaminade, Gomes, Guarnieri, Villa-Lobos, entre muitos outros. Em novembro, a OSMG dedicou todo o mês ao projeto Sobre Tons, iniciativa antirracista do Ministério Público de Minas Gerais, realizando dois concertos fundamentais. Agradecemos à Edna e à Edineia D’Oliveira pela idealização e pela atuação profundamente emocionante no primeiro concerto da série. 

Iniciei o ano em Bangkok, regressando à Thailand Philharmonic Orchestra, parceria que mantenho desde 2010. Em junho, participei do Festival Around Classic, em Lisboa, regendo a Orquestra Sinfônica Portuguesa; e, em novembro, estive à frente da Orquestra Sinfônica Nacional Argentina, no Auditório Nacional, ao lado da soprano Carla Filipcic. Apesar de alguns cancelamentos, 2025 foi um ano de intensa atividade. 

Realizamos também o V Simpósio Internacional Mulheres Regentes, em Las Palmas de Gran Canária, e já iniciamos os preparativos para a edição de 2027, no México. Na docência, atuei no XX Femusc, em Santa Catarina; ministrei o Mestrado em Regência Orquestral da OSN/UNA, em Buenos Aires; ofereci masterclass na UFMG e lecionei Fundamentos da Regência no Cefart, na Fundação Clóvis Salgado, recebendo regentes de diversos estados. 

Agradeço imensamente à Revista CONCERTO e desejo a todos um 2026 pleno de inspiração e excelente música. 

[Clique aqui para ler outros depoimentos]

Ligia Amadio em concerto com a Orquestra Filarmônica de Montevidéu (wikimedia commons)
Ligia Amadio em concerto com a Orquestra Filarmônica de Montevidéu (2017, wikimedia commons)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.