Retrospectiva 2022: Myrian Dauelsberg, presidente da Dellarte
Celebramos em 2022, após hiato de dois anos, o recomeço das atividades culturais e o retorno de uma programação diversificada e extensa: voltamos às apresentações da tradicional Série O Globo/Dellarte Concertos Internacionais no Theatro Municipal do Rio, agora em sua 27ª edição. Tivemos como destaques o tenor Piotr Beczala, a Orchestre Royal Philharmonic de Liège com participação do pianista Nikolai Lugansky, um extraordinário recital do pianista Benjamin Grosvenor, a pianista sensação Khatia Buniatishvili, entre outros concertos marcantes.
Pela primeira vez lançamos em São Paulo a nossa Série Dellarte de música clássica, no moderno e novíssimo Teatro B32. A Série Concertos Internacionais São Paulo 2022 contou com cinco concertos, dentre os quais destacaram-se o Trio Sitkovetsky e a Orquestra do Theatro São Pedro regida pelo maestro Ira Levin com a pianista Ksenia Kogan.
Com grande alegria, trouxemos de volta ao Rio o Meu Primeiro Festival, um evento ao ar livre de três dias voltado para as crianças e suas famílias. Este projeto ocupou o Passeio Público da cidade com música, oficinas, dança e gastronomia, aproveitando um espaço tradicional da cidade para difundir a cultura gratuitamente.
Nossa temporada Jazz All Night 2022 trouxe de volta a pianista japonesa Hiromi, que emocionou o público com sua performance vibrante e criativa.
A dança marcou presença com o maior nome da dança flamenca, a espanhola María Pagés – premiada este ano com o Prêmio Princesa das Astúrias. A Dellarte apresentou no Theatro Municipal o Concerto Amazônia, com imagens do fotógrafo Sebastião Salgado, exibidas junto à execução ao vivo da obra Floresta do Amazonas, de Heitor Villa-Lobos.
Apresentaram-se ainda nomes consagrados na atual cena de música clássica, como o contratenor Jakub Józef Orliński, a Orquestra Sinfônica de Jerusalém e a pianista Valentina Lisitsa.
Com o intuito de utilizar a cultura como complemento educacional, produzimos, no Aquário Marinho do Rio de Janeiro, a exposição Oceano sem fronteiras, que abordou a importância ambiental e econômica dos mares e sua fauna e flora, assim como formas de preservá-los.
No campo educacional, oferecemos em parceria com o Colégio Pedro II um ciclo de palestras do professor Mário Ferraro, que teve como tema a Música no Brasil a partir da Semana de 22: de Anitta (Malfatti) a Anitta.
Encerramos o ano com uma temporada do balé O quebra-nozes (Cia. Bemo) e com o Natal Imperial em Petrópolis, gerando uma verdadeira transformação da cidade, oferecendo 190 apresentações em 17 espaços, superando 350 artistas envolvidos incluindo bandas, orquestras, corais e companhias de balé e teatro. 2022 marcou o início da retomada cultural. Pretendemos nos superar em 2023!
[Clique aqui para ler outros depoimentos publicados na Retrospectiva 2022 da Revista CONCERTO.]
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.