Paulo Zuben: aposta no novo e na democratização do acesso

por Redação CONCERTO 13/01/2023

Retrospectiva 2022: Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura 

O ano de 2022 marcou o início da gestão da Santa Marcelina Cultura no Projeto Guri do Interior, Litoral e Fundação Casa. Uma conquista importante para a nossa instituição. Atualmente, estamos presentes em mais de 380 polos de ensino entre capital, interior e litoral, e atendemos gratuitamente mais de 60 mil crianças e adolescentes em todo o Estado de São Paulo.

Em 2022, retomamos as atividades presenciais, porém sem negligenciar o potencial dos canais digitais e a audiência que conquistamos. Perseguindo o nosso propósito de democratizar o acesso, investimos nas transmissões online da nossa temporada. Contemplamos os espetáculos de todos os grupos artísticos de bolsistas da Emesp Tom Jobim (Banda Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim), os grupos do Projeto Guri tanto da Capital quanto do Interior e Litoral, além das óperas da temporada lírica do Theatro São Pedro e de eventos como a Revirada Musical da Emesp Tom Jobim e os concertos da programação especial de música de câmara em homenagem a Semana de Arte Moderna. Foram mais de 200 transmissões ao vivo, com um público virtual beneficiado de mais de 1.700.000 pessoas.

Com o intuito de oferecer amplo acesso às atividades promovidas pela Emesp Tom Jobim e pelo Projeto Guri foram disponibilizadas também quase 300 aulas abertas pelos canais de YouTube dos programas. Levamos ainda ao palco do Theatro São Pedro uma temporada lírica com onze títulos, incluindo a estreia mundial da encomenda feita pela Santa Marcelina Cultura: O Canto do cisne, de Leonardo Martinelli, e montagens inéditas de títulos como Os Capuletos e os Montéquios, de Bellini, West Side story, de Bernstein, e Ariadne em Naxos, de Strauss. Estreamos também o espetáculo composto pelos três títulos do Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro, que tem como objetivo fomentar a composição de obras operísticas inéditas. Apresentamos ainda a série de conferências Talks Theatro São Pedro, criada com o objetivo de atrair novos públicos e promover a reflexão e o debate com temáticas relevantes para a sociedade. A primeira edição contou com convidados como José Miguel Wisnik, Arthur Nestrovski, Mere Oliveira, Renata Motta, Katherine Zeserson e Ruth Manus, entre outros.

O ano de 2022 marcou também a 11ª edição do Prêmio Ernani de Almeida Machado, iniciativa voltada aos bolsistas da Orquestra Jovem do Estado e que se constitui no maior prêmio concedido até hoje no Brasil a um jovem musicista. A cerimônia precedeu o concerto de encerramento da temporada do grupo e reuniu, no palco da Sala São Paulo, mais de 200 alunas e alunos que integram os corais da Emesp Tom Jobim e do Projeto Guri na Capital e Grande São Paulo. Por fim, encerramos a temporada do Theatro São Pedro de forma muito especial: com um recital do sopranista Bruno de Sá, ex-aluno da Academia de Ópera.  

[Clique aqui para ler outros depoimentos publicados na Retrospectiva 2022 da Revista CONCERTO.]

Paulo Zuben

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.