Retrospectiva 2022: Priscila Bomfim, pianista e regente assistente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Termino 2022 carregando comigo novas referências do que é ser artista, musicista e uma regente nos dias atuais. Enquanto as redes sociais me relembram concertos online realizados durante uma pandemia, hoje contemplo casas de espetáculos repletas de um público sedento e ávido por ópera e pela música de concerto. Enquanto me recordo das lives e mesas redondas virtuais, verifico o resultado das reflexões feitas neste tempo não muito distante.
Nos últimos meses, minha busca foi – e continua sendo - por fazer uma música viva, autêntica e mais interessante, atingindo as novas e emergentes expectativas que se aliam à tecnologia e à fugacidade do que fazemos. Mas a música é algo que permanece, que provoca, instiga e desafia. E somos nós, intérpretes, o meio para que isso aconteça.
Em 2022 ganhei lindos presentes, como poder estrear novas óperas: dos compositores Arrigo Barnabé, Armando Lobo e Mário Ferraro – que coordena a Bienal de Ópera Atual; uma ópera para o público infantil, de Tim Rescala, na UFRJ e TMRJ; a zarzuela O Barberillo de Lavapiés, de Barbieri, no Theatro São Pedro (SP), com direção de Mauro Wrona, e a integral de Le Vin Herbé, de Frank Martin, no TMRJ em parceria com a OSB e direção de André Heller. E, ainda, um concerto com a Osusp com música brasileira.
O trabalho com a OSJ Chiquinha Gonzaga alcançou destaque neste ano: a primeira orquestra sinfônica formada por meninas levou música a Portugal e Espanha, nas comemorações do Bicentenário da Independência. No âmbito de orquestras de mulheres, pude reger o concerto com o pianista Arnaldo Cohen e a Orquestra Ladies Ensemble, em Curitiba, e um concerto com a Orquestra de Mulheres do Brasil e Mona Vilardo, no TMRJ. Neste teatro, além da ópera Carmen em concerto, também regi o concerto do centenário da cantora Renata Tebaldi, uma parceria com a OSB e elenco de sopranos solistas.
Sigamos em 2023 com excelentes realizações, com muita resiliência e vontade de mais!
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