Sergio da Costa e Silva: 25 anos em favor da música

por Redação CONCERTO 24/01/2023

Retrospectiva 2022: Sérgio da Costa e Silva, criador e Diretor do Música no Museu 

O ano de 2022 foi muito especial para Música no Museu. O projeto comemorou 25 anos, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro, ampliou sua versão internacional e realizou 204 concertos – 40 no XVII RioHarpFestival, 10 no VI SPHarpFestival e 25 no XIII RioWindsFestival –, concentrando o foco nos grandes eventos do ano: 100 anos da Semana de 22, 30 anos da Rio 92 (conferência mundial do meio ambiente) e os 200 anos da Independência. E tudo ampliado com o festival Sons do Brasil, as músicas das nossas regiões Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Nos 200 anos da Independência, além de 14 concertos no Rio de Janeiro em lugares históricos, aconteceram apresentações em cidades de Portugal, Eslovênia e Áustria. Com uma intensa agenda internacional, encerramos dezembro com um memorável concerto unindo uma orquestra de comunidade no Rio de Janeiro a músicos da França integrados via satélite nos palácios do Itamaraty (Rio) e de Versalhes, e outro no Palácio São Clemente (Consulado de Portugal), também com uma orquestra de comunidade.

Tudo isto está sendo retratado no livro “Música no Museu 25 anos: do Rio de Janeiro para o mundo”, ora em conclusão. Os números do projeto são expressivos e, nos melhores momentos, chegamos a fazer mais de 500 concertos por ano, de Norte a Sul do Brasil. Sua vertente internacional desde 2006 acontece em cidades de países de todos os continentes, levando músicos e a música brasileira para o exterior.

Na sua trajetória, Música no Museu recebeu cerca de 30 prêmios e honrarias nacionais e registra um publico superior a 1 milhão de pessoas e uma mídia espontânea de milhares de citações em todos os veículos do Brasil e do exterior. Também renova o panorama da música clássica no Brasil através do Concurso Jovens Músicos-Música no Museu, já na sétima edição e cujo vencedor recebe uma bolsa de US$ 105 mil da James Madison University – uma escola Steinway – para o vencedor. E, finalmente, criou a Orquestra Jovem Música no Museu, que já começa a ter vida própria.  

[Clique aqui para ler outros depoimentos publicados na Retrospectiva 2022 da Revista CONCERTO.]

 

Sergio da Costa e Silva

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

Projeto Música no Museu é maravilhoso e imprescindível.
Além de ouvirmos música de qualidade o ano inteiro, através dele, conhecemos diversos músicos do nosso Brasil e de outras partes do mundo. Dentro do Música no Museu temos, também, uma vez por ano o RioHarpFestival, que é o maior festival de harpas. Esse festival dura o mês inteiro e traz harpistas de vários continentes com variados estilos musicais e diversos tipos de harpas, sensacional.
Eu sou super fã e digo Vida Longa ao projeto e ao seu criador, Sérgio da Costa e Silva. ??????????

Link permanente

Imenso prazer participar desse momento tão significativo para nossa cultura.
Parabéns Sergio da Costa e Silva e equipe.

Um Projeto desenvolvido com excelência e muita sensibilidade.
Valorizando Músicos Nacionais e estrangeiros.
Com preocupação com a cultura, os concertos são realizados em espaços culturais interagindo com todas as formas de arte.
Além das apresentações, nos oferece uma socialização onde as amizades vão se concretizando com os frequentadores e os profissionais que se apresentam, sempre simpáticos e com maravilhosos momentos que tocam nossas almas.
Gratidão eterna, querido Sérgio da Costa e Silva, que muitos momentos de renovem...
Basta você chegar, pegar a senha e usufruir de uma gratuidade que cada vez mais nos aproxima
do prazer que a música nos dá.
Como você, Sérgio, usa o aplauso para apresentar os magníficos profissionais, hoje, é para você nossos aplausos.
???????
Janete Haber em 26/01/2023

Link permanente

O trabalho desenvolvido por Sérgio da Costa e Silva à frente do projeto Música no Museu, há anos, é gigante, fundamental para todos os que se doam à arte da música, e por que não dizer único em nosso estado.
O sucesso junto ao púbico, que lotam todos os eventos, é prova do quanto a música é necessária e requerida pela população que não desperdiça a oportunidade de, gratuitamente, presenciar apresentações de altíssima qualidade.
Meus aplausos ao Sérgio e toda a sua equipe, desejando vida longa ao projeto.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.