Retrospectiva 2021: Sergio da Costa e Silva, criador e diretor do Música no Museu
Música no Museu
Se em 2020 a pandemia da Covid-19 paralisou o mundo, em meados de 2021 já dava sinais de mudança, motivadas pela vacinação em massa. Música no Museu, que se reinventou em 2020 adaptando-se aos novos tempos, conseguiu realizar concertos virtuais, híbridos e finalmente presenciais.
Sua programação 2021 iniciou-se em janeiro graças a Lei Aldir Blanc, com a versão latino-americana do seu Festival Internacional de Harpas, o XVI RioHarpFestival, realizando-o de forma virtual com 36 harpistas latino-americanos e registrando mais de 170 mil espectadores. Na sequência tivemos “Os imortais da música brasileira e os gênios internacionais” ressaltando a ampla e importante produção musical brasileira a partir de seus autores mais expressivos, interpretados por grandes musicistas como Arthur Moreira Lima, João Carlos Assis Brasil, Licia Lucas, Marco de Pinna, José Carlos Vasconcellos, Maria Helena Andrade.
Em Lisboa, na versão internacional, no Museu Nacional da Música, a pianista Fernanda Canaud se apresentou em setembro e novembro.
No Rio de Janeiro, de agosto a setembro, tivemos os Brinquedos Cantados, programa de música e artes cênicas voltado para as crianças. Já em novembro tivemos os instrumentos de sopros com o XII Rio Winds Festival-Virtual, reunindo grandes oboístas, fagotistas, flautistas, clarinetistas, saxofonistas e gaitistas e corne inglês de vários países. Em dezembro, os Concertos de Natal e o encerramento do Música no Museu 2021 no Centro Carioca da Música apresentou o programa Natal através dos tempos.
Em 2022 iniciamos as comemorações dos 25 anos com novos planos, com a inclusão da música paralela a grandes eventos: 100 anos da Semana de Arte Moderna, 30 anos da Rio-92, Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e 200 anos da Independência.
Clique aqui para ler outros depoimentos já publicados.
Clique aqui para ler a matéria sobre a Retrospectiva 2021 publicada na Revista CONCERTO.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.