Fórum ODM promove ‘Orquestras em pauta’ em Belo Horizonte

por Redação CONCERTO 25/08/2024

Encontro nacional de orquestras será realizado na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, nos dias 14 e 15 de setembro

O Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de concerto anuncia a primeira edição do “Orquestras em pauta”, um encontro nacional que vai debater a situação do mundo orquestral brasileiro com a intenção de articular iniciativas conjuntas que possam contribuir para o desenvolvimento da atividade no país. O evento será realizado na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, nos dias 14 e 15 de setembro, e é aberto a todos os interessados (veja abaixo o link para a inscrição).

A plenária de abertura acontece às 14h do dia 14 e contará com representantes do Ministério da Cultura e da Funarte, do secretário estadual da Cultura de MG Leônidas Oliveira, da secretária municipal de Cultura de Belo Horizonte Eliane Parreiras, do diretor do Instituto Cultural Filarmônica Diomar Silveira e de André Cardoso como representante do Fórum e da Academia Brasileira de Música

Na sequência, às 15h, será realizada a primeira mesa de debates com o tema “Música de concerto: sua política cultural, mecanismos de financiamento público e privado”. Discutir os conceitos de arte e cultura e o papel da música de concerto nas políticas públicas implementadas por secretarias e ministérios são os principais tópicos da mesa, que será mediada por Nelson Rubens Kunze, diretor da Revista CONCERTO, e contará com os seguintes palestrantes: Henilton Menezes (MinC), Fabrício Noronha (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura), Eliane Parreiras (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais e Municípios Associados), Eduardo Saron (Itaú Cultural) e Wagner Tameirão (Instituto Cultural Vale).

À noite haverá um concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que cederá ingressos para as primeiras cem pessoas que se inscreverem no evento.

O “Orquestras em pauta” segue no domingo, dia 15, às 9h, com o segundo debate: “Modelos de gestão e sustentabilidade financeira”. A mesa pretende refletir sobre os modos de organização das orquestras, a questão do financiamento, as interferências políticas, a autonomia artística e as questões de legislação, levando em conta a diversidade das realidades locais. A mediação será de Diomar Silveira (Instituto Cultural Filarmônica), e a mesa terá os seguintes palestrantes: Marcelo Lopes (Fundação Osesp), Sérgio Reis (Fundação Clóvis Salgado), Ana Flávia Souza Leite (Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira) e Marcos Souza (Opes).

Às 11h acontece a terceira roda de debates, “Música de Concerto, seus locais e meios de expressão”, que vai se debruçar sobre a precária infraestrutura para a música de concerto na maior parte das cidades brasileiras e do grande desafio que isso significa para o desenvolvimento e a atuação das orquestras, grupos de câmara, coros e solistas. O mediador será Fábio Mechetti (Orquestra Filarmônica de Minas Gerais) e participam os seguintes profissionais: José Augusto Nepomuceno (Acústica & Sônica), Neil Thomson (Filarmônica de Goiás), Rubens Ricciardi (USP Ribeirão) e Edilson Venturelli (Instituto Baccarelli).

A última mesa do encontro acontece às 14h: “A carreira do músico profissional de orquestras: formação e inserção no mundo do trabalho”. A mediação será de Abel Rocha (Unesp, Sinfônica de Santo André) e participarão os seguintes palestrantes: Claudia Malta (Fundação Clóvis Salgado), Ariadne Paixão (Associação dos Músicos da OSTNCS), Ney Franco (Associação dos Músicos da OFMG), Nicolay Sapoundjiev (Violinista e diretor artístico da OSB) e Iberê Carvalho (Violista e membro do Ubuntu).

O “Orquestras em pauta” se encerra com uma plenária final, às 17h, em que se pretende aprovar um documento oficial sobre os debates e as conclusões do encontro.

A participação no “Orquestras em pauta” é aberta a todos os interessados, que devem se inscrever previamente (clique aqui para acessar o formulário de inscrição).

Clique aqui para acessar a programação oficial completa.

Leia também
Notícias 
Crítica europeia elogia apresentações da turnê da Osesp
Notícias Música, cafezinho, liberdade: Clara Sverner completa 88 anos no palco, por Luciana Medeiros
Notícias Digital Concert Hall da Filarmônica de Berlim apresenta temporada 2024/2025
Opinião O que Arnold Schoenberg e Sergei Koussevitzky têm em comum?, por João Marcos Coelho
Crítica Estreia ópera vencedora do Concurso de composição do Fórum de Ópera, Dança e Música de concerto, por Nelson Rubens Kunze

Filarmônica de Minas Gerais em concerto na Sala Minas Gerais (divulgação, Rafael Motta)
Filarmônica de Minas Gerais em concerto na Sala Minas Gerais (divulgação, Rafael Motta)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.