Digital Concert Hall da Filarmônica de Berlim apresenta temporada 2024/2025

por Redação CONCERTO 26/08/2024

Leitores da Revista CONCERTO têm 20% de desconto na assinatura da plataforma de streaming

Artistas do primeiro time internacional e repertórios instigantes compõem a temporada de 36 transmissões do Digital Concert Hall da Filarmônica de Berlim, em sua nova temporada 2024/2025. A maior parte dos concertos acontece aos sábados, às 14h (horário de Brasília), com repetição aos domingos às 8h (horário de Brasília).

Grandes artistas participam da programação. Entre os regentes, além do regente titular Kirill Petrenko, há grandes nomes da geração mais antiga – Riccardo Muti, Daniel Barenboim, Herbert Blomsted e Zubin Mehta –, como também Andris Nelsons, Simone Young, Gustavo Dudamel, Giovanni Antonini, Tugan Sokhiev, Joanna Mallwitz e a jovem sensação Klaus Mäkelä, entre outros. Marin Alsop fará a sua estreia no pódio berlinense em 22 de fevereiro de 2025 em concerto que terá o Choros nº 10 Rasga o coração de Villa-Lobos com o coro Rundfunkchor Berlin. 

Também a lista de solistas é espetacular, com artistas como os pianistas Martha Argerich, Pierre-Laurent Aimard e Daniil Trifonov, os violinistas Frank Peter Zimmermann, Vilde Frang e Augustin Hadelich ou a violoncelista Alisa Weilerstein. 

O artista em residência da nova temporada é o jovem pianista sul-coreano Seong-Jin Cho, de 30 anos. O “poeta do piano” (nas palavras de Simon Rattle) fez o seu primeiro concerto público com 11 aos de idade e ganhou reconhecimento internacional em 2015 ao vencer o primeiro lugar no Concurso Chopin de Varsóvia. Com a Filarmônica de Berlim, ele toca o Concerto para piano, trompete e cordas de Shostakovich no dia 5 de outubro e o Imperador de Beethoven em 15 de março do ano que vem.

O compositor Wolfgang Rihm seria o compositor em residência, mas, com seu falecimento em julho passado, a apresentação de suas obras transforma-se em uma homenagem póstuma. De Rihm, a orquestra interpretará IN-SCHRIFT (em 14 de setembro), Das Gehege para soprano e orquestra (em 7 de dezembro) e Transitus (em 31 de maio)

Durante a nova temporada, a Filarmônica de Berlim terminará a execução da integral das sinfonias de Anton Bruckner: a Primeira sinfonia (em 5/10 com Paavo Järvi); a Segunda (em 7/12 com Simone Young); a Quinta (em 14/09 com Kirill Petrenko); a Sétima (em 12/10 com Marek Janowski); a Oitava (com 14/12 com Andris Nelsons); e a Nona (em 21/12 com Herbert Blomstedt).

Em 27 de abril de 2025, a Filarmônica de Berlim interpreta uma ópera em concerto, que será Madama Butterfly, de Puccini, com regência de Kirill Petrenko. Entre os cantores estão Eleonora Buratto, Teresa Iervolino, Jonathan Tetelman e Tassis Christoyannis.

A temporada também verá a estreia de três encomendas da orquestra: um Concerto para viola e orquestra de Donghoon Shin (dia 11 de janeiro com Amihai Grosz na viola e regência de Tugan Sokhiev); Superorganism, de Miroslav Srnka (dia 15 de fevereiro com regência de Kirill Petrenko); e New York, de Outi Tarkiainen (dia 22 de fevereiro com Marin Alsop).

Acompanhe regularmente a programação das transmissões de streaming da Filarmônica de Berlim no Site CONCERTO (clique aqui para acessar).


Leitores da Revista CONCERTO ganham 20% de desconto

A Revista e o Site CONCERTO são divulgadores oficiais do Digital Concert Hall no Brasil. Além das apresentações ao vivo, o DCH oferece um arquivo de mais de 800 vídeos de seis décadas de concertos com os maiores artistas do mundo.

Em uma parceria especial, leitores da Revista e do Site CONCERTO ganham 20% de desconto nos ingressos do Digital Concert Hall. Para isso, basta inserir o código de descontos CON4DCH24 no ato da compra (clique aqui para acessar).

Leia também
Notícias 
Crítica europeia elogia apresentações da turnê da Osesp
Notícias Música, cafezinho, liberdade: Clara Sverner completa 88 anos no palco, por Luciana Medeiros
Notícias Fórum ODM promove ‘Orquestras em pauta’ em Belo Horizonte
Opinião O que Arnold Schoenberg e Sergei Koussevitzky têm em comum?, por João Marcos Coelho
Crítica Estreia ópera vencedora do Concurso de composição do Fórum de Ópera, Dança e Música de concerto, por Nelson Rubens Kunze

A Filarmônica de Berlim na sala Philharmonie (divulgação DCH, Stephan Rabold)
A Filarmônica de Berlim na sala Philharmonie (divulgação DCH, Stephan Rabold)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.