Será realizado entre os dias 6 e 8 de outubro, em Buenos Aires, o Seminário Mulheres Regentes, que chega à sua quarta edição. Os encontros serão feitos de forma presencial e on-line. As inscrições podem ser feitas no site do evento.
A abertura, no dia 6, acontece no Centro Cultural Kirchner, seguida de debates que vão abordar a formação musical, a presença de cotas e de políticas culturais voltadas à presença feminina na música clássica e apresentar pesquisas e dados sobre a participação feminina no setor.
A última fala do primeiro dia será uma palestra da convidada de honra do simpósio, a maestra Deborah Waldmann, que vai falar sobre a compositora francesa Charlotte Sohy (1887-1955). Em seguida, Ligia Amadio rege a Orquestra Sinfônica Nacional no concerto oficial de abertura do simpósio.
No dia 7, a programação da manhã será realizada na sede da Rádio Nacional. O primeiro tema a ser discutido será o desafio de conciliar a carreira com a vida familiar e materna; em seguida, novo tema: Criação Artística, Compositoras, Formação e Identidade Sonora.
Na parte da tarde, as converas se mudam para o Salão Dourado do Teatro Colón. Recursos Extramusicais para a Promoção de uma Carreira e Inovação e Demistificação da Carreira de Regente de Orquestra e Liderança Feminina. Em seguida, apresenta-se a Orquestra Acadêmica do Teatro Colón. No dia 8, de manhã e à tarde, na Rádio Nacional, serão debatidas as conclusões do simpósio.
Além de Deborah Waldmann, participam das mesas as maestras brasileiras Simone Menezes, Renata Jaffé e Sarah Higino, a peruana Carmen Moral, a francesa Claire Gibault, a italiana Concetta Anastasi, a americana Antonia Joy Wilson e a israelense Talia Illan, além da produtora e compositora cubana Kenia Autie e da soprano brasileira Gabriella di Laccio, criadora da Fundação Donne.
O seminário é desdobramento do movimento Mulheres Regentes, iniciado no Brasil em 2016.
Leia também
Notícias Prepare-se: destaques da programação da semana
Notícias Temporadas 2024 da Osesp e da Filarmônica de Minas Gerais são destaques da Revista CONCERTO de outubro
Notícias Festival de Música Erudita do Espírito Santo anuncia nova edição, que terá a relação com o outro como tema
Crítica Tchaikovsky e Strauss em leituras de sonoridades ricas, por Jorge Coli
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.