Prepare-se: destaques principais da programação da semana

por Redação CONCERTO 04/08/2025

Agenda tem concertos da Osesp com o maestro Masaaki Suzuki, óperas em São Paulo e Belo Horizonte, Guido Sant'Anna em Curitiba, Cristian Budu em Londrina e homenagem a Ney Rosauro no Rio de Janeiro.

Terça-feira, dia 5

O Coral Paulistano apresenta no Theatro Municipal de São Paulo um concerto com a regência do maestro norte-americano Rollo Dilworth. O programa é composto por spiritual tradicionais e obras do maestro. 

O baixo-barítono Vinicius Costa e o pianista Pierre-Nicolas Colombat interpretam no Teatro B32, pela temporada do Mozarteum Brasileiro, o ciclo Viagem de inverno, de Schubert. 

Quarta-feira, dia 6

A Concertgebouw Chamber Orchestra e a violinista Antje Weithaas fazem mais duas apresentações pela temporada da Cultura Artística, nos dias 6 e 7, com obras de Mozart, Ravel e Tchaikovsky, entre outros compositores.

No Palácio das Artes de Belo Horizonte estreia uma nova produção, com regência de Ligia Amadio e direção de Menelick de Carvalho, de Cavalleria rusticana, de Macagni. No elenco, Eiko Senda, Matheus Pompeu e Stephen Bronk, entre outros.

Quinta-feira, dia 7

O maestro Masaaki Suzuki rege a Osesp na quinta, na sexta e no sábado (e no domingo, pela série Concertos Matinais) em programa que tem a Missa Nelson, de Haydn, e o Concerto para piano nº 4 de Beethoven, dando continuidade ao ciclo dos concertos do compositor com o solista Tom Borrow, que faz ainda recital com músicos da Osesp no domingo.

 

O maestro Masaaki Suzuki [Divulgação/Marco Borgreve]
O maestro Masaaki Suzuki [Divulgação/Marco Borgreve]

 

Na Sala do Conservatório, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo apresenta o programa Identidades brasileiras. O repertório tem o Quarteto nº 2 de Francisco Mignone e o Quarteto de cordas de Clorinda Rosato. 

Em Belo Horizonte, a Filarmônica de Minas Gerais faz concertos nos dias 7 e 8 para celebrar os 10 anos da Sala Minas Gerais. O repertório, sob regência de Fabio Mechetti, é dedicado a aberturas e valsas de Johann Strauss Jr.

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina recebe, nos dias 7 e 8, o pianista Cristian Budu. Ele será o solista no Concerto para piano nº 2 de Brahms, com regência de Rossini Parucci. O programa tem ainda a Sinfonia de Nepomuceno.

Sexta-feira, dia 8 

Em Porto Alegre, tem início o Festival TriÓpera, da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul, com concerto cênico com jovens cantores que passaram pelo projeto Ópera Estúdio. A direção artística é de Flavio Leite.

Na Casa da Ospa, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre recebe a violinista Amalia Hall como solista do Concerto para violino de Beethoven. Manfredo Schmiedt rege ainda a Sinfonia nº 104 de Haydn.

Em Curitiba, na Capela Santa Maria, o violinista Guido Sant’Anna toca com a Orquestra de Câmara de Curitiba o Concerto para violino nº 4 de Mozart. O programa, nos dias 8 e 9, tem regência do venezuelano Roberto Ramos. 

A Orquestra Ouro Preto começa no Theatro Municipal de São Paulo a turnê da ópera Hilda Furacão, de Tim Rescala. A regência e de Rodrigo Toffolo e a direção cênica, de Juliano Mendes. No elenco, Carla Rizzi, Marilia Vargas e Fernando Portari, entre outros.

Sábado, dia 9

No Teatro Cultura Artística, a Orquestra Sinfônica Municipal se apresenta com a Sinfonia nº 5 de Schubert e a Sinfonia nº 40 de Mozart. A regência é do violinista e spalla do conjunto, Alejandro Aldana.

A Orquestra Sinfônica da USP será regida pela maestra Mariana Menezes, com obras de Beethoven, Schumann, Ives, Varèse e Tom Jobim. A cantora Camila Toledo também participa da apresentação.

Pela série Músicos da OSB, artistas do grupo fazem, nos dias 9 e 10, no Teatro de Câmara da Cidade das Artes, uma homenagem ao compositor Ney Rosauro, cuja obra para percussão tem sido celebrada mundo afora.

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.