Editora consumida na tragédia guardava manuscritos, partituras originais e obras impressas
A editora Belmont Music Publishers, editora exclusiva das obras de Arnold Schönberg, foi completamente consumida pelo incêndio devastador em Pacific Palisades, próximo a Los Angeles, na Califórnia. O prejuízo inclui manuscritos, partituras originais e obras impressas.
Em um relato publicado no site Slippeddisc, Larry Schönberg, filho do compositor e proprietário da Belmont Music, afirma que a editoria serve de “elo vital entre o legado visionário do compositor e artistas contemporâneos, estudiosos e amantes da música”. “Para uma empresa que se concentrou exclusivamente nas obras de Schoenberg, essa perda representa não apenas uma destruição física de propriedade, mas um profundo golpe cultural.”
Conforme o texto, o catálogo da Belmont Music compreende toda a obra de Schönberg, desde seus primeiros trabalhos românticos até suas peças dodecafônicas. “O papel de Belmont na preservação e distribuição dessas obras-primas foi inestimável para músicos e estudiosos, que recorreram à editora para ter acesso a edições autênticas e cuidadosamente editadas da música desafiadora, mas transformadora, de Schönberg.”
Um comunicado publicado no site da Belmont afirma que a editoria já tem digitalizadas algumas partituras e materiais de performance e que agora vai investir na recuperação de todo o catálogo em formato digital.
Nascido em Viena, Arnold Schönberg (1874-1951) é considerado um dos compositores mais importantes do início do século XX, com uma atuação determinante para renovação da linguagem musical daquele período. Ele começou sua carreira com obras pós-românticas, mas logo se afastou da tonalidade tradicional explorando a atonalidade. Foi ele que criou o dodecafonismo, um método de composição que aboliu a tonalidade ao utilizar todas as doze notas da escala cromática. Juntamente com seus alunos Alban Berg e Anton Webern, Schönberg foi um dos fundadores da Segunda Escola de Viena.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.