João Carlos Martins lança método de musicalização infantil

por Redação CONCERTO 01/12/2025

Projeto é feito em parceria com a Somos Educação; maestro afirma que este será o seu legado

Em um evento com a Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP realizado na última sexta-feira (28/11), no Teatro B32, o maestro João Carlos Martins apresentou o seu novo projeto: um método de musicalização infantil. Trata-se de um programa que foi implementado experimentalmente durante um ano, pela organização Somos Educação, com excelentes resultados. “Já tenho minha carreira artística. Agora vou cuidar de meu legado, que é o da educação musical. Vou continuar o sonho que começou com o canto orfeônico de Villa-Lobos”, disse o maestro.

O programa é voltado para os anos iniciais de formação das crianças e foi desenvolvido em parceria com o músico e educador Eduardo Maueski. O método consiste no uso criativo de recursos simples do cotidiano, como copos ou folhas de papel. A partir de brincadeiras, as crianças são envolvidas no mundo musical. Assim, de forma lúdica, elas desenvolvem habilidades motoras e cognitivas, além de aprenderem a escutar uns aos outros. “Dessa maneira, não vamos nós levar a música para as crianças, são elas que virão atrás da música”, disse o maestro Martins.

No evento de apresentação do método, ao qual compareceram algumas destacadas personalidades da cultura e da política nacional, folhas de sulfite foram distribuídas na plateia. A partir de temas musicais tocados pela Bachiana Sesi-SP, Maueski orientava o público a bater ritmicamente com a mão sobre o papel, de modo mais fraco ou mais forte, com repetições rápidas ou lentas, fazendo com que o público participasse da música, assim como em sala de aula faz com suas crianças.

O método será implementado pela Somos Educação, um dos principais grupos de educação do Brasil. Conforme o material distribuído no evento, a Somos atua em mais de 112 mil escolas públicas parceiras no país, atingindo mais de 38 milhões de estudantes. Na rede privada, atende 5,4 mil escolas parceiras impactando mais de 2 milhões de estudantes.

O evento de apresentação do método João Carlos Martins de musicalização infantil contou também com a apresentação da Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP, que interpretou algumas obras clássicas e grandes temas da música de cinema. Sempre muito aplaudido, João Carlos Martins se alternou entre a regência e o piano, com a participação de solistas como o tenor Jean William. Em um momento emocionante, o escritor e ex-secretário da educação de São Paulo, Gabriel Chalita, declamou um poema dedicado a Martins, acompanhado pelo maestro ao piano. Depois, o maestro Roberto Minczuk, que estava na plateia, subiu ao palco para reger a trilha de Cinema Paradiso, com Martins ao piano. No fim, a orquestra entoou Noite Feliz com o público levantando pequenas lamparinas que haviam sido distribuídas.

Bachiana Filarmônica Sesi-SP no concerto no Teatro B32 (reprodução instagram)
Bachiana Filarmônica Sesi-SP e João Carlos Martins no concerto no Teatro B32 (reprodução Instagram)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.