A partir de 29 de outubro, a mostra virtual estará apresentando cartazes das produções líricas nos 50 anos do Palácio das Artes
Traduzir uma ópera no grafismo mais próximo da sua concepção, do conceito da montagem – esse é um desafio que os artistas do design, criadores das peças gráficas, enfrentam sempre. Um cartaz ideal deve combinar informação prática usando uma abordagem visual que atraia o público e já dê a pista do que vai ser apresentado. A Temporada de Ópera On-Line da Fundação Clóvis Salgado envolveu seu braço de Artes Visuais na elaboração e apresentação dessa mostra virtual, que será aberta dia 29 de outubro, mostrando 14 cartazes de produções da instituição. Além da divisão em escolas nacionais – francesa, italiana, de língua alemã e brasileira –, a mostra traz trechos musicais que o visitante pode acessar e estará num ambiente teatral, que reproduz o Palácio das Artes. (Visite a mostra no site da Fundação Clóvis Salgado, www.fcs.mg.gov.br.)
A Gerente de Artes Visuais da Fundação, Uiara Azevedo, conversou com a Revista CONCERTO sobre o acervo que terá algumas preciosidades reveladas. A mostra se prepara também para o esquema presencial, a partir de 3 de novembro, na Pequena Galeria Pedro Moraleida, onde o público também encontrará um figurino de Violetta Valéry, do acervo da ópera La Traviata, de Verdi, da montagem de 2018 dirigida por Jorge Takla, com figurinos de Cássio Brasil.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.