O violonista brasileiro João Luiz Rezende foi nomeado professor na prestigiosa Escola de Música Yale, nos Estados Unidos. Conforme o comunicado publicado no site da escola, “o professor Rezende ingressa na escola após uma análise cuidadosa de vários fortes candidatos realizada por um comitê de busca formado por professores e gestores que representam uma ampla gama de perspectivas. O professor Rezende foi selecionado por seu espírito profundamente colaborativo, brilhantismo técnico e notável experiência de ensino e versatilidade em todos os estilos e tradições”.
João Luiz Rezende é violonista, compositor e educador amplamente reconhecido por suas contribuições significativas ao mundo da música. Iniciou sua trajetória musical com a música popular ainda na infância, estudando depois violão clássico sob a orientação de Henrique Pinto. O músico possui mestrado pela Mannes School of Music e doutorado pela Manhattan School of Music, ambas em Nova York, onde estudou com Michael Newman e David Leisner, respectivamente.
Em 1997, juntamente com Douglas Lora, fundou o Brasil Guitar Duo, que rapidamente se destacou pelo brilhantismo de suas performances e com o qual conquistou, em 2006, o prestigiado Concert Artists Guild International Competition. A vitória impulsionou a sua carreira internacional com apresentações em locais emblemáticos como o Carnegie Hall, nos Estados Unidos, e o Concertgebouw, na Holanda.
Além de sua atuação no duo, João Luiz colaborou com artistas de renome, como Yo-Yo Ma e Carlos Prieto, em um projeto que celebrou o 75º aniversário do compositor cubano Leo Brouwer, em um concerto histórico em Cuba, em 2014. Sua versatilidade como intérprete abrange desde o repertório clássico, cobrindo obras de Dowland a Berio, até os ritmos brasileiros, como choro e baião.
Como compositor e arranjador, suas obras têm sido executadas e gravadas por destacados solistas como Fábio Zanon, Paquito D’Rivera e Clarice Assad. Sua peça Recife, um concerto para harpa escrito para Bridget Kibbey, estreou com a Orquestra Filarmônica de Orlando em 2019.
Como destaca o comunicado da Yale, “além de sua extensa carreira de performance e gravação de mais de 20 álbuns, o professor Rezende liderou iniciativas de educação para jovens músicos em comunidades carentes em São Paulo e continua a explorar maneiras de tornar a música clássica mais acessível e inclusiva. Por mais de duas décadas, ele tem sido um mentor para muitos jovens violonistas talentosos de todo o mundo”.
Assista abaixo a gravação realizada por João Luiz Rezende da obra Los guardianes de la magia, escrita e a ele dedicada por Leo Brouwer:

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.