Cultura Artística anuncia temporada internacional 2023 com doze atrações 

por Redação CONCERTO 21/10/2022

A temporada 2023 da Cultura Artística terá doze atrações – sete na série internacional na Sala São Paulo e cinco na Série de Violão, no Teatro B32. 

Na Sala São Paulo, a abertura do ano será nos dias 6 e 7 de junho, com a Camerata de Salzburgo e o violinista francês Renaud Capuçon (irmão do violoncelista Gauthier Capuçon, que também virá ao Brasil, pela temporada da Osesp). 

Nos dias 21 e 22 de junho, apresentam-se o clarinetista austríaco Andreas Ottensamer e o pianista italiano Alessio Bax. Os dois vão interpretar Brahms, Gershwin, Templeton, Piazzolla e Mendelssohn, tanto em versões originais quanto em transcrições feitas pelo próprio Ottensamer.  

Em agosto, nos dias 22 e 23, será a vez da Orquestra Sinfônica de Lucerna fazer dois concertos com o maestro Michael Sanderling, seu atual diretor artístico e regente titular. O solista será o violoncelista britânico Steven Isserlis.

Retorna ao Brasil, nos dias 13 e 14 de setembro, o pianista András Schiff. Em suas passagens pelo país, ele marcou as plateias com leituras originais e profundas de obras de autores como Bach, Schubert e Beethoven. 

Logo em seguida, nos dias 19 e 20, a Cultura Artística recebe o maestro Jordi Savall e os músicos de seu conjunto, o Les Concert des Nations. Eles vão apresentar um programa dedicado à música escrita e tocada em Versailles durante os reinados de Luís XIII, Luís XIV e Luís XV. 

Além de Schiff, outra lenda do piano também faz recitais na série internacional da Cultura Artística, nos dias 24 e 25 de outubro: Maria João Pires

A programação se encerra nos dias 21 e 22 de novembro, com canto lírico: a soprano Kristine Opolais faz dois recitais com acompanhamento ao piano (o nome do pianista ainda não foi divulgado). 

O violinista Renaud Capuçon se apresenta com a Camerata Salzburgo [Divulgação]
O violinista Renaud Capuçon se apresenta com a Camerata Salzburgo [Divulgação]

Série de Violão 

A primeira atração, em abril, é o paulista Plínio Fernandes, que acaba de lançar seu primeiro disco pelo selo Decca, chegando ao topo da Billboard de música clássica. Em maio é a vez do italiano Carlo Curatolo, que tem revelado preciosidades do repertório de seu país para o violão. O israelense Tal Hurwitz toca em setembro, mostrando seu talento tanto como intérprete quanto como compositor.  

A italiana Carlotta Dalia apresenta-se no dia 10 de outubro com obras de Bach, Poulenc, Castelnuovo-Tedesco, Villa-Lobos, Rodrigo e de Ida Presti. E, encerrando a temporada, o jovem grego Filippos Manoloudis, já vencedor de importantes prêmios, interpreta obras de Downland, Sor e Constantinidis e transcrições que ele mesmo fez de composições de Mompou e Granados. 

Assinaturas

A renovação e venda de assinaturas segue um cronograma específico. Entre os dias 7 e 18 de novembro, acontecem as renovações; no dia 29 de novembro, serão feitas trocas para Amigos da Cultura Artística e, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, para os demais assinantes. Novas assinaturas serão vendidas a Amigos nos dias 5 e 6 de dezembro; e, para o público em geral, a partir do dia 7 de janeiro. Informações sobre vendas podem ser obtidas aqui

Veja mais informações sobre a programação na seção Temporadas do Site CONCERTO

Leia também
Notícias Festival de Música Erudita do Espírito Santo anuncia nova edição, que terá o tempo como tema
Notícias Violino assinado por grandes intérpretes será leiloado em prol do Instituto Baccarrelli
Notícias Filarmônica de Câmara Alemã de Bremen faz concertos com Guido Sant'Anna
Notícias Sinfônica de Porto Alegre estreia produção de 'O morcego'
Notícias Quarteto Carlos Gomes abre Festival Mendelssohn na Sala Cecília Meireles

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.