Osesp abre nova edição do Festival de Campos do Jordão, que terá 60 concertos

por Redação CONCERTO 23/06/2024

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo abre no sábado, dia 29, o Festival de Inverno de Campos do Jordão, que  vai promover este ano mais de 60 concertos, todos com entrada gratuita, na cidade na Serra da Mantiqueira e também na Sala São Paulo. A apresentação, com obras de Villa-Lobos e Brahms, acontece no Auditório Claudio Santoro.

As atividades pedagógicas serão realizadas este ano na Universidade Presbiteriana Mackenzie, que também vai abrir alguns concertos na primeira quinzena da programação. “O conceito pedagógico do Festival tem crescido a cada ano, já que os professores não vêm ‘simplesmente’ para dar aulas. Buscamos o aprendizado lado a lado, no qual os músicos-professores, do Brasil e de fora do país, chegam preparados não só para ensinar como também para tocar junto com nossos bolsistas e, dessa forma, intensificar o aprendizado”, diz o Coordenador Artístico-Pedagógico do evento, Fabio Zanon. 

Os alunos vão formar diferentes grupos: a Orquestra do Festival, a Orquestra Bach de Música Antiga (dias 6 e 7, com Luis Otávio Santos) e a Camerata do Festival (dias 13 e 14, com o maestro Lorenzo Tazzieri). A orquestra do festival vai apresentar dois programas: nos dias 20 e 21, Maximiano Valdés rege obras de Ginastera, Stravinski e Roberto Sierra; e, nos dias 27 e 28, Marcelo Lehninger rege obras de Marlos Nobre (com Fabio Martino como solista) e Tchaikovsky. 

A programação musical vai reunir diferentes grupos e artistas, além da Osesp e de Thierry Fischer no concerto de abertura: a Orquestra Sinfônica de Ñuble (Chile), com Emmanuele Baldini no pódio e o violonista Fabio Zanon como solista, se apresenta no dia 7); a Orquestra Juvenil Nacional do Sodre de Montevidéu (Uruguai), tendo à frente o maestro Ariel Britos, faz repertório inteiramente dedicado à música das Américas no dia 19; e a Sinfônica Nacional da Colômbia, com Yeruham Scharovsky no pódio, interpreta Scheherazade, de Rimsky-Korsakov, no dia 26. 

Entre os grupos brasileiros, estão a Orquestra Jovem do Estado, com a Sinfonia nº 4 de Florence Price (dia 30 de junho), a Orquestra Experimental de Repertório, dirigida por Wagner Polistchuk (30 de junho); a Orquestra Sinfônica da USP, com Tobias Volkmann e o jovem violinista Nathan Amaral (5 de julho); e a Sinfônica Municipal de Campinas, com Carlos Prazeres (dia 21 de julho).

Na música de câmara, destaque para o  Quarteto Piatti (12 de julho) e o conjunto de metais Geneva Brass Quintet (9 de julho).

Leia também
Notícias 
Prepare-se: os destaques da agenda da semana
Notícias Disco da Osesp com obras de Almeida Prado vence Prêmio da Música Brasileira
Notícias Prelúdio da TV Cultura abre inscrições para nova temporada
Compositoras em foco Compositoras em foco: Michelle Agnes e a ‘Sinfonia botânica’

Osesp durante concerto no Auditório Claudio Santoro [Divulgação]
Osesp durante concerto no Auditório Claudio Santoro [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

Boa programação de festival,
desejávamos que seja inclusiva a integração da programação com os músicos iniciados neste festival ; e que possivelmente as atividades pedagógicas venham nessa direção, e ajudando alguns novos talentos musicais com a ampliação da cultura e conhecimentos de alto nível.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.