Disco da Osesp com obras de Almeida Prado vence Prêmio da Música Brasileira

por Redação CONCERTO 23/06/2024

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo venceu o Prêmio da Música Brasileira de melhor lançamento erudito com o disco dedicado a obras de Almeida Prado, gravado sob regência do maestro Neil Thomson. 

O álbum integra a coleção Música do Brasil, parceria entre o Ministério das Relações Exteriores, o selo Naxos e diferentes instituições musicais brasileiras. Nele, foram registradas a Sinfonia dos Orixás e os Pequenos funerais cantantes, com o Coro da Osesp, a mezzo soprano Clarissa Cabral e o baixo Sabah Teixeira.

Pequenos funerais cantantes pertence ao início da carreira do autor, em que há uma escrita sofisticada no modo como faz coro, orquestra e solistas dialogarem. Já na Sinfonia dos orixás, Almeida Prado cria uma orquestração que explora os coloridos da orquestra de maneira rica e viva, a obra evoca as divindades da religião iorubá e a presença da música de raízes africanas na cultura brasileira – e revela a autoridade e a personalidade com que o autor encontrou a própria voz.

“Música deste quilate merece uma leitura vibrante, e Neil Thomson entrega-a com a meticulosidade e o entusiasmo que vêm constituindo a marca de suas interpretações e gravações do repertório brasileiro. Sob sua batuta, a Osesp soa como a gloriosa e cosmopolita orquestra brasileira que ela pode ser. E Almeida Prado recebe a excelência que sempre mereceu”, escreveu Irineu Franco Perpetuo sobre o álbum no Site CONCERTO.

Com 22 discos já lançados (veja aqui), a série A música do Brasil tem como objetivo promover a música dos compositores brasileiros, a partir do século XVIII. Cerca de cem obras orquestrais dos séculos XIX e XX serão gravadas pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, pela Orquestra Filarmônica de Goiás e pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. 

As obras foram selecionadas de acordo com sua importância histórica para a música brasileira e a existência de gravações. A maioria das obras gravadas para essa série nunca teve gravações disponíveis fora do Brasil; muitas outras terão suas primeiras gravações mundiais. 

Uma parte importante do projeto é a preparação de novas ou primeiras edições das obras a serem gravadas, muitas das quais, apesar de sua relevância, estão disponíveis apenas no manuscrito do compositor. Esse trabalho será levado a cabo pela Academia Brasileira de Música e por musicólogos trabalhando junto com as orquestras.

[Os discos da série Música do Brasil estão disponíveis na Loja Clássicos; clique aqui.]

Leia também
Notícias 
Prepare-se: os destaques da agenda da semana
Notícias Osesp abre nova edição do Festival de Campos do Jordão, que terá 60 concertos
Notícias Prelúdio da TV Cultura abre inscrições para nova temporada
Compositoras em foco Compositoras em foco: Michelle Agnes e a ‘Sinfonia botânica’

Almeida Prado
 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.