Editorial

por Nelson Rubens Kunze 01/08/2019

Prezada leitora, prezado leitor!

Acompanho o Festival Vermelhos desde a primeira edição, em 2015. Naquele ano, ainda nem estava concluído o grande teatro de novecentos lugares, que ilustra a capa desta edição da Revista CONCERTO. O festival era todo realizado no Anfiteatro da Floresta, que, como o teatro, é aberto ao exterior e está cercado pela exuberante mata tropical da Ilhabela, imerso no ruído dos ventos, das folhagens, dos animais e dos pássaros. Lembro-me de ter assistido a um trio formado por músicos da categoria do violoncelista Antonio Meneses, do violinista Cláudio Cruz e do pianista Cristian Budu – sinal já da ambição programática que guia o festival até hoje. 

O idealizador e realizador da empreitada é o advogado Samuel MacDowell de Figueiredo. Simpático e de personalidade tranquila, Samuel luta, com raro desprendimento e persistência, para criar um dinâmico polo educativo e cultural em uma das mais belas naturezas do litoral paulista. O editor-executivo João Luiz Sampaio conversou com Samuel e redigiu a matéria de capa desta edição, contando sobre a aventura da criação do Festival Vermelhos, seus desafios e projetos. 

Marlos Nobre, um dos principais compositores brasileiros da atualidade, completou 80 anos em fevereiro passado. Franco e direto, Marlos concedeu a Irineu Franco Perpetuo uma entrevista em que fala de sua carreira de compositor, de seu trabalho no Recife e de seu novo concerto para violoncelo, que estreia neste mês, interpretado por Antonio Meneses, em diversas cidades do Brasil. 

Também o Coro Lírico do Theatro Municipal de São Paulo comemora um aniversário redondo em 2019, e também de 80 anos. Para marcar a data, o teatro programou um espetáculo com famosos trechos corais de grandes óperas do repertório. Camila Fresca conversou com Mário Zaccaro, diretor do coro, e com a mezzo soprano Mônica Martins, e, na seção Palco, conta sobre a história do grupo desde a fundação, em 1939, até hoje.

O Theatro São Pedro de São Paulo leva ao palco neste mês sua terceira produção lírica, a ópera L’italiana in Algeri, de Rossini. Na seção Repertório, Leonardo Martinelli conta sobre o contexto da criação da ópera e conversa com as diretoras Valentina Peleggi e Livia Sabag sobre a nova produção.

Também haverá ópera no Theatro São Pedro de Porto Alegre. A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre promove a apresentação de Orfeu e Eurídice, de Gluck, que terá no elenco a jovem soprano Carla Cottini. E Carla, que vive importante momento de sua carreira – ela também estará no Festival Vermelhos – é a personagem retratada por Luciana Medeiros na seção Fermata desta edição.

Já no Rio de Janeiro, a cravista Rosana Lanzelotte dirige a série Baroque in Rio, que, em quatro concertos temáticos, festeja mais de trinta anos de parcerias entre artistas brasileiros e franceses. 

Leia também os textos dos colunistas João Marcos Coelho (sobre nossos heróis esquecidos), Jorge Coli (que escreve, com entusiasmo, sobre um livro inspirado em música) e Júlio Medaglia (sobre João Gilberto). E acompanhe, a partir da página 27, o Roteiro Musical ilustrado da Revista CONCERTO, com as principais programações clássicas de São Paulo, do Rio de Janeiro e de outras cidades do Brasil.

Leia a Revista CONCERTO e desbrave com a gente o maravilhoso mundo da música!