Editorial

por Nelson Rubens Kunze 01/11/2019

Prezada leitora, prezado leitor,

Nelson Freire, o grande pianista brasileiro, se apresenta neste mês em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Goiânia. Na capital paulista, fará dois recitais dentro da série da Cultura Artística; em Goiânia e no Rio, sola o Imperador de Beethoven. Com habituais reserva e serenidade, esse gigante do piano acaba de ser lembrado em reportagens e entrevistas pelo mundo inteiro por seu aniversário de 75 anos. Nelson Freire é a capa desta edição da Revista CONCERTO. A matéria fala de seu novo disco Encores, de suas atividades e das apresentações que fará no Brasil, e traz depoimentos de personalidades como o maestro Isaac Karabtchevsky, o crítico francês Alain Lompech e o pianista Cristian Budu. “75 anos! O passar do tempo me deixa meio atônito. Não entendo bem. Já tive várias idades em diferentes épocas. É verdade que hoje me aproximo mais que nunca de minha infância”, contou Nelson Freire ao jornalista Irineu Franco Perpetuo, como publicado na página 20.

A entrevista do mês é com o pianista, professor e pesquisador Nahim Marun. O editor executivo João Luiz Sampaio conversou com Marun, que contou de seu trabalho e de seus projetos, revelando sua valiosa carreira artística e musicológica. Neste mês, o pianista sola o Concerto nº 2 de Rachmaninov com a Osusp, na Sala São Paulo, e o Concerto nº 1 de Claudio Santoro com a Orquestra Experimental de Repertório, no Municipal paulistano.

De jeito simpático e cabelos desarrumados, há tempos o cravista Fernando Cordella, por sua intensa atividade, frequenta o roteiro musical da Revista CONCERTO. Gaúcho, formado em piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Cordella se especializou em cravo e música antiga com mestres como Edmundo Hora, Marcelo Fagerlande e Nicolau de Figueiredo, de quem se lembra com pesar: “Foi meu principal professor e, pouco antes de morrer, em 2016, me disse que eu iria assumir o lugar dele. Foi embora tão cedo, uma perda imensa”. Em matéria de Luciana Medeiros, Fernando Cordella relembra sua formação e fala de suas ideias e de seus planos.

Após as reportagens sobre as novas temporadas da Osesp e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais publicadas em primeira mão em nossa edição anterior, divulgamos agora as programações para 2020 da Tucca, da Orquestra Acadêmica de São Paulo e do Centro Cultural Minas Tênis Clube de Belo Horizonte. Enche-nos de esperança ver tantos profissionais e entidades comprometidos com o desenvolvimento da atividade cultural, apesar de todas as dificuldades econômicas e políticas. 

Outros destaques editoriais desta edição da Revista CONCERTO são a entrevista com o violoncelista Mischa Maisky à jornalista Camila Fresca (Maisky se apresenta em São Paulo em promoção do Mozarteum Brasileiro), a opereta A viúva alegre, de Franz Lehár (que será montada, em grande produção dirigida por Miguel Falabella e Alessandro Sangiorgi, no Theatro Municipal de São Paulo), e as colunas de nossos articulistas: João Marcos Coelho escreve sobre a incrível Dos cânions às estrelas, obra de Olivier Messiaen que será apresentada pela Osesp; Jorge Coli lembra o pesquisador Flavio Silva, que faleceu no mês passado; e Júlio Medaglia conta sobre o compositor Jacques Offenbach em seus 200 anos de nascimento.

Eu também quero lamentar a morte de Flavio Silva, aos 80 anos, ocorrida em 8 de outubro passado. Flavio era grande amigo da Revista CONCERTO, nos acompanhava criticamente e honrou-nos com artigos, observações e comentários. Ainda em agosto, enviou-me um e-mail com a sugestão de preparar um texto sobre a relação entre Mario de Andrade e Hans-Joachim Koellreutter. “Na realidade, a não relação”, escreveu. E, bem a seu modo franco e direto, terminava a mensagem assim: “Não estou interessado em criticar ninguém nem em elogiar; detesto panegíricos e vitupérios. Atenho-me aos fatos – e às interpretações mais objetivas possíveis (no meu entender)”. Não deu tempo. Mas com certeza seu trabalho e suas pesquisas ficarão como um importante legado para a história da música brasileira.

Desejo um ótimo mês musical. Como você pode acompanhar no Roteiro Musical da Revista CONCERTO – boas atrações não faltam!