Com esta edição nº 319, a Revista CONCERTO completa 29 anos de circulação ininterrupta, um marco inédito para publicações culturais no país. Desde 1995, divulgamos mensalmente tudo o que se passa no mundo da música clássica no Brasil, comentando construtiva e criticamente a agenda de espetáculos e os lançamentos de álbuns e livros, bem como todas as demais iniciativas do setor.
Neste momento, quero agradecer aos promotores de concertos, nossos principais parceiros; aos anunciantes e apoiadores, que viabilizam a realização da Revista CONCERTO; aos nossos jornalistas e colaboradores – é um orgulho contar com esse time de excelentes profissionais; e especialmente a você, nosso fiel e exigente leitor. Seguiremos empenhados em aprimorar sempre nossos serviços, investindo também e cada vez mais na comunicação do Site CONCERTO. Muito obrigado a todos!
E aniversário precisa ter presente! Assim, para comemorar os 29 anos da Revista CONCERTO, acertamos uma parceria com o Digital Concert Hall da Filarmônica de Berlim: todos os nossos leitores ganham um código de acesso gratuito ao DCH, com duração de 48 horas, para assistirem a um concerto da mítica orquestra alemã. A apresentação que escolhemos é a do dia 14 de setembro, às 14h, em que a Filarmônica de Berlim e seu regente titular Kirill Petrenko interpretam ao vivo obras de Wolfgang Rihm e Anton Bruckner. Leia mais detalhes na página 3 e comemore com a Filarmônica de Berlim os 29 anos da Revista CONCERTO!
Além disso, a edição de aniversário da Revista CONCERTO também está repleta de ótimas matérias: Ana Cursino Guariglia escreve a reportagem de capa sobre o maestro Roberto Minczuk; Irineu Franco Perpetuo entrevista o barítono alemão Matthias Goerne; Camila Fresca comenta o novo livro de Jocy de Oliveira; Luciana Medeiros trata dos 30 anos da Escola de Música da Rocinha; Jorge Coli reflete sobre a obra de Bellini; João Marcos Coelho aborda a arte contemporânea; Júlia Tygel discorre sobre duas obras de Gabriel Fauré; Amanda Queiroz faz um perfil do tenor Giovanni Tristacci; e o maestro Júlio Medaglia escreve sobre o grande pianista e professor Achille Picchi, que morreu em julho.
Não poderia terminar este breve editorial sem lembrar também o prematuro falecimento do violoncelista Antonio Meneses, gigante da música clássica internacional. Se é dolorosa a perda de um amigo da Revista CONCERTO – além de inúmeras matérias publicadas, orgulhamo-nos de ter lançado no Brasil diversas de suas gravações –, fica a lembrança de sua inspirada arte.
Desejamos a todos um ótimo mês musical. Bom CONCERTO!
Nelson Rubens Kunze
diretor-editor