Theatro Municipal do Rio de Janeiro abre a temporada com missa de Mozart

por Redação CONCERTO 13/03/2026

O Coro e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro abrem nesta sexta, 13, a temporada da casa com uma homenagem aos 270 anos de Mozart. O programa tem a Grande Missa em dó menor do compositor, com regência do titular da orquestra, Felipe Prazeres.

Mozart compôs a Grande Missa quando vivia em Viena. A peça foi escrita em 1872 e, assim como o Réquiem, é definida como uma de suas grandes obras de música religiosa. A ideia do compositor era executá-la em homenagem a seu casamento com Constanze Weber, mas nunca foi finalizada.

A Missa contém influências da escrita contrapontística — melodias independentes tocadas simultaneamente — de Bach e Händel nos trechos corais, ao mesmo tempo em que mantém a moderação característica classicismo nos solos. Dessa vez, os cantores convidados são Carolina Morel, Michele Menezes, Geilson Santos e Licio Bruno.

A programação da Orquestra segue nos dias 21 e 22 de março. O programa inclui obras de Villa-Lobos, Vivaldi, Bach, Mozart, Beethoven, Rossini, Tchaikovsky e Lorenzo Fernández.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

O maestro Felipe Prazeres [Divulgação]
O maestro Felipe Prazeres [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.