Assista ao CONCERTO entrevista com Hugo Possolo

por Redação CONCERTO 18/11/2020

Edição 2020 - Programa 12

CONCERTO entrevista Hugo Possolo
Secretário de Cultura do Município de São Paulo

Programa realizado no dia 7 de dezembro de 2020

Mediação
João Luiz Sampaio

Entrevistadores
Jotabê Medeiros
Maria Eugênia de Menezes
Nelson Rubens Kunze

 

 

Hugo Possolo, 58 anos, é palhaço, ator, autor e diretor brasileiro. Ele cursou comunicação social (Cásper Líbero) e história (USP), ao mesmo tempo que aprendeu técnicas circenses no Circo-Escola Picadeiro. É um artista reconhecido e consagrado e foi um dos fundadores do grupo Parlapatões, que utiliza técnicas circenses e de teatro de rua. 

Em fevereiro de 2019, Hugo Possolo foi nomeado pelo então secretário da Cultura Alê Youssef diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo. Um ano depois, em março de 2020, tornou-se secretário de Cultura da cidade – o cargo de diretor artístico no TM permanece vago desde então. 

No Theatro Municipal, Possolo defendeu uma programação multicultural que, além da ópera, da dança e da música de concerto, tivesse também teatro de prosa, circo, música independente, poesia, dança, artes visuais, mímica, etc. “Eu acredito, que a identidade do Municipal ganha uma força e um impacto muito grande com a interseção de novas linguagens”, afirmou em julho de 2019 em entrevista à Revista CONCERTO. 

Ainda no ano passado, a Secretaria resolveu rescindir unilateralmente o contrato de gestão do TM com a Organização Social Instituto Odeon, alegando problemas na prestação de contas da entidade. Em fevereiro deste ano, realizou uma consulta pública para colher sugestões para o edital do chamamento da nova OS, que deveria assumir em abril. 

O edital, contudo, acabou sendo lançado apenas em setembro. Em razão de algumas cláusulas polêmicas e do prazo exíguo de 3 semanas para a entrega das propostas, o edital gerou diversas críticas.  Em 26 de setembro o Instituto Baccarelli, um dos interessados no certame, pediu impugnação do documento, que, em 5 de outubro – um dia antes da abertura dos envelopes –, acabou suspenso pelo Tribunal de Contas do Município.

Premido pelos prazos, já que o Instituto Odeon deixaria o Theatro Municipal em 31 de outubro e esta data já havia sido postergada duas vezes, a Secretaria decidiu por um contrato temporário de 6 meses com a OS Santa Marcelina Cultura – que por sua vez é uma as entidades interessadas na gestão do teatro. 

Neste CONCERTO entrevista, Hugo Possolo fala do modelo de gestão do TMSP, do processo de contratação de uma nova OS, das políticas públicas da Prefeitura, da Lei de fomento ao teatro e de outros assuntos da pasta da Cultura..

Hugo Possolo (divulgação / Francio Holanda)
Hugo Possolo (divulgação / Francio Holanda)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.