O Theatro Municipal de São Paulo abre nesta sexta, dia 14, a agenda do Balé da Cidade de São Paulo, em espetáculo com uma coreografia inédita, Requiem SP, a partir do Réquiem de Gyorgy Ligeti, e de Hajnal e Kétsarkú Mozgalom, do músico canadense Venetian Snares.
“A coreografia apresenta um desafio e um exercício que estabelece um diálogo entre distintas linhagens de dança, como o balé, o jumpstyle e as danças urbanas populares. A proposta investiga de maneira provocativa as possibilidades de articulação entre corpos, contextos e manifestações culturais, destacando as dinâmicas e a singularidade de uma cidade como São Paulo”, explica o coreógrafo Alejandro Ahmed.
Participam do espetáculo, além do balé, a Orquestra Sinfônica Municipal e o Coral Paulistano, ambos sob regência de Maíra Ferreira, a sopranos Laiana Oliveira e Gabriela Geluda e a dançarina krump Camila Bill (o krump é um gênero que simula lutas, mas sem gestos agressivos, contato físico ou atos de violência).
“O Requiém SP explora três movimentos musicais: um é um interlúdio de autogestão coreográfica e de som, outro é o Réquiem de quatro movimentos e há o final, que tem outras faixas do produtor canadense Venetian Snares. Um breakcore, ou seja, batidas rápidas e espaçadas, muito diferente da relação do que é o Requiém do Ligeti, mas, ao mesmo tempo, com complexidades de composição que se correlacionam”, explica o coreógrafo.
O Réquiem de Ligeti é uma das mais importantes obras do repertório do século XX. "Ligeti explora muito os extremos, então vai da nota aguda para a nota grave muito rapidamente. Tecnicamente, o cantor precisa ter um ótimo preparo para explorar o trato e a extensão vocal. Às vezes temos alguns pontos de descanso em uma obra. Essa não tem”, pontua. “Das obras que trabalhei, em quase dez anos no Theatro Municipal, nunca cantamos algo tão desafiador”, diz a maestra Maíra Ferreira.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Ospa lança temporada e anuncia criação de Academia
Notícias Osesp abre temporada com obras de Lotti, Strauss e Mahler
Acervo CONCERTO A ‘Sinfonia nº 5’ de Gustav Mahler, por Lauro Machado Coelho
Notícias Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto pede reversão da demissão de Emiliano Patarra em Guarulhos
Notícias Maestro Emiliano Patarra é desligado da direção das Orquestras de Guarulhos
Notícias Soprano brasileira vai integrar Academia da Ópera de Paris
![Cena do espetáculo 'Requiem SP' [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-requiem_sp.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.