Festival de Inverno de Campos do Jordão: os destaques da primeira semana

por Redação CONCERTO 01/07/2024

Após a abertura oficial no último final de semana, a programação de concertos do Festival de Inverno de Campos do Jordão continua nesta semana com opções de música de câmara e concertos sinfônicos em diferentes palcos. 

Hoje, na Universidade Mackenzie, em São Paulo, que este ano sedia a programação pedagógica do evento, o Trio Manacá (formado por Luiza Aquino, Davi Graton e Marialbi Trisolo) toca peças de Piazzolla, Francisca Aquino e Mendelssohn. 

Na terça-feira, Camila Yasuda, Andre Ferreira Rodrigues, Heloísa Meireles, Ana Valeria Poles e Horacio Gouveia, também no Mackenzie, tocam  obras de João Guilherme Ripper (Da minha janela nº 3) e Amaral Vieira (Quinteto para piano op. 297: Fronteiras).

O mesmo palco recebe, na quarta, recital dedicado a Chopin do pianista Mateus Restani. E mais um programa de câmara, com Felipe Chagas, Gabriel Meca, Savio Chagas, Giovanni Melo, Kinda Assis, Israel Marinho, Samuel Lavesso, Bruno Miranda, Guilherme Frazatto, Rogerio Zaghi e Victor Pompermayer. Eles apresentam um programa todo dedicado a Fauré, com a Fantasia para flauta e piano op. 79, a Sonata para violino e piano nº 1,  o Trio para piano op. 120 e o Quinteto para piano nº 1 op. 89

Também no Mackenzie, o violonista Fabio Zanon e a pianista Clelia Iruzun fazem, na sexta, a estreia mundial de Relíquias e ecos, de Robert Keely. E a clarinetista Paula Pires toca O pequeno Arlequin, de Stockhausen.

Zanon também será o solista, no sábado, de apresentação da Orquestra Sinfônica de Nuble, do Chile, na Sala São Paulo.  Ele vai apresentar o Concierto del sur de Ponce, sob regência de Emmanuele Baldini, que comanda o grupo também em uma Suíte chilena, com obras de diferentes compositores do país, e na Sinfonia nº 2, de Beethoven. O mesmo programa será apresentado no domingo, no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão.

Em Campos do Jordão, a programação da sexta-feira tem a Orquestra Sinfônica da USP com o maestro Tobias Volkmann e o violinista Nathan Amaral, que será o solista no Concerto de Brahms. A sinfônica toca ainda Fragmentos, de Marisa Rezende.

Também em Campos, no sábado, apresenta-se a Orquestra Bach do Festival, com Luis Otavio Santos e as suítes orquestrais nº 2, nº 3 e nº 4 do compositor. O programa será repetido na manhã de domingo, na Sala São Paulo. 

A Capela do Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, recebe no sábado o violonista Eduardo Isaac, que faz recital dedicado a compositores das Américas; e, no domingo, o Quarteto Kalimera, com obras de Calimério Soares, Francisco Mario e Alberto Nepomuceno.

Leia também
Notícias 
Prepare-se: destaques da agenda musical da semana
Notícias Pianista russo Daniil Trifonov faz recital na Sala São Paulo
Notícias Festival Vermelhos abre nova edição com dança, música clássica e MPB
Crítica ‘O contractador de diamantes’, de Mignone, se beneficia do português no ano de seu centenário, por Márvio dos Anjos
Ouvinte Crítico ‘O contractador de diamantes’, de Francisco Mignone

O violonista Fabio Zanon [Divulgação/Eduardo Sardinha/Guitarcoop]
O violonista Fabio Zanon [Divulgação/Eduardo Sardinha/Guitarcoop]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.