Irineu Franco Perpetuo: a ópera como meio de divulgação da criação contemporânea

por Redação CONCERTO 09/01/2026

Retrospectiva 2025: Irineu Franco Perpetuo, jornalista e tradutor, colaborador da revista e do site CONCERTO e apresentador da Rádio Cultura FM

2025 foi o ano em que não vimos a Orquestra de Filadélfia, Grigory Sokolov e o Quarteto de Jerusalém, cancelamentos doídos; mas em que vimos Yuja Wang, Elina Garanca, Maxim Vengerov e o mesmerizante Leonardo García-Alarcón em uma encenação inesquecível de Les Indes Galantes, de Rameau.

Sofremos as perdas trágicas e prematuras de Matias de Oliveira Pinto e Ricardo Kanji. São Paulo viu a inauguração do Teatro Baccarelli – um sonho de inclusão – e ganhou ainda a bem-vinda Estação Motiva. Após a absurda ameaça de bota-fora, a preciosa Filarmônica de Minas Gerais continua na sala a ela destinada. O guerreiro Ricardo Castro cruzou o Atlântico para fomentar a vida musical de Angola, e a Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul leva vitalidade aos pampas – onde a alegria com a entrega definitiva do Multipalco Eva Sopher contrasta com a notícia de cancelamento da programação do espaço em 2026 por falta de pessoal.

A ópera, pasmem, continua sendo o principal veículo de divulgação da música contemporânea brasileira: João Guilherme Ripper firmou sua impressionante ascensão nacional e internacional, André Mehmari gravou seu Machete em disco, Leonardo Martinelli cravou uma versão pocket de Navalha na Carne, e Piero Schlochauer teve produções no Rio e São Paulo da obra-prima O afiador de facas. Até Flo Menezes, visto como opositor do gênero, emplacou sua segunda ópera.

Ainda neste terreno, mais uma OS encerra sua gestão no Theatro Municipal em meio a polêmicas. Como todas as gestões de OS na casa têm sido marcadas por controvérsia, talvez o problema não esteja nessas organizações, mas em um modelo administrativo que se provou disfuncional desde o início. Trocar de OS sem rever o modelo será reprisar o drama mudando apenas os personagens.

[Clique aqui para ler outros depoimentos]

Irineu Franco Perpetuo (reprodução, YouTube)
Irineu Franco Perpetuo (reprodução, YouTube)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.