Nova edição do ‘Orquestras em pauta’ acontece no Rio de Janeiro em fins de julho

por Redação CONCERTO 17/07/2025

Evento reúne autoridades, músicos e especialistas para discutir políticas públicas e o futuro das orquestras no Brasil

O Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto e a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira realizam, nos dias 26 e 27 de julho, a segunda edição do encontro nacional “Orquestras em Pauta”, no auditório da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. O evento conta com o apoio da FGV e da Academia Brasileira de Música.

Reunindo autoridades públicas, músicos, gestores culturais e representantes das principais orquestras do país, o encontro tem como objetivo promover o debate sobre os desafios, virtudes e perspectivas do setor sinfônico brasileiro, com foco em políticas públicas estruturantes e iniciativas que contribuam para o desenvolvimento e valorização da música de concerto no Brasil.

Seguindo o modelo do primeiro encontro realizado em 2024 na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, a programação da edição carioca inclui seis mesas de discussão, distribuídas ao longo de dois dias, abordando temas estratégicos para o setor.

No sábado, dia 26 de julho, após a abertura oficial com a presença de representantes da Funarte, das Secretarias de Cultura do Estado e do Município do Rio de Janeiro, da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira e da Fundação Getúlio Vargas, a programação do encontro será marcada por três mesas de discussão. A primeira, intitulada “Orquestras sinfônicas cariocas: uma pauta para o futuro”, contará com a participação de Nikolay Sapoundjiev (OSB), André Cardoso (UFRJ e ABM), representantes da Orquestra Petrobras Sinfônica e da Orquestra Sinfônica Nacional, além de Eric Herrero (OSTM), com mediação de João Guilherme Ripper.

Na sequência, “Políticas públicas específicas para as orquestras e a música de concerto” reunirá Flávia Furtado (Festival Amazonas de Ópera), Stefen Dauelsberg (Dell’Arte), João Guilherme Ripper e Lilian Barreto (Festival Internacional de Piano), sob a mediação de Glacy Antunes.

Encerrando o dia, “Arquivos e acervos de música brasileira orquestral, um repertório a ser descoberto” trará à discussão Paulo Castagna (Unesp), Valéria Peixoto (Academia Brasileira de Música), Cinthia Alireti (Unicamp) e Rosana Lanzelotte (Musica Brasilis), com mediação de André Cardoso.

No domingo, dia 27, o evento prossegue com outras três mesas temáticas. “A ‘batalha do Pau-Brasil’: a regulação do uso de madeiras nobres na luteria”, terá a participação de Daniel Piotto, Cláudia Mello (Ibama), Nilton Oliveira e Jeferson Colacico (OSESP), com mediação de Ricardo Appezzato.

A segunda mesa do dia, “A relevância das orquestras na sociedade brasileira”, reunirá Lúcia Helena Galvão (filósofa), Emiliano Patarra (Senai), Eduardo Martinelli (Orquestra Indígena do Mato Grosso do Sul), Felipe Ayala (TV Globo) e Luiz Fernando Malheiro (Amazonas Filarmônica), sob mediação de Nikolay Sapoundjiev.

Fechando o encontro, “A difusão da música de concerto brasileira no país e no exterior” terá como participantes Thiago Regotto (Rádio MEC), Eulícia Esteves (Funarte – Ibermúsica), Nelson Rubens Kunze (Revista CONCERTO) e Alexandre Tondela (FPA), com mediação de Emiliano Patarra.

O “Orquestras em Pauta” 2025 acontece no Edifício Sede da FGV, na Praia de Botafogo, 186 - nº 190, no Rio de Janeiro. A participação é aberta ao público mediante inscrição prévia (clique aqui para se inscrever).

Participantes da edição 2024 do Orquestras em pauta, realizada na Sala Minas Gerais, em BH (divulgação)
Participantes da edição 2024 do “Orquestras em pauta”, realizada na Sala Minas Gerais, em BH (divulgação)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.