Com a chegada de janeiro, festivais e oficinas de verão dominam a programação musical no país.
Será realizada entre os dias 29 de janeiro e 19 de fevereiro a segunda edição do Festival de Verão do Campos do Jordão. O evento foi criado durante a pandemia, formando par com o Festival de Inverno, que segue sendo realizado em julho. A atividade pedagógica será realizada na Sala São Paulo e os concertos, em três palcos de Campos do Jordão: o Auditório Claudio Santoro, o Parque Capivari e o Palácio Boa Vista.
A programação é formada por concertos de música clássica (com destaque para a participação da Osesp) e de música popular, com a São Paulo Big Band e a Brasil Jazz Sinfônica. Ao todo, serão realizadas cinquenta apresentações. Na edição deste ano, não serão distribuídas bolsas para os estudantes. Novidade desta edição é a abertura do edital para grupos de música popular e clássica formados por jovens estudantes. Ao final do evento, o público vai eleger um grupo de cada modalidade para receber um prêmio de R$ 20 mil e uma data para se apresentar na edição de Inverno de 2023.
Um dos mais tradicionais e importantes eventos do calendário musical brasileiro, a Oficina de Música de Curitiba celebra em 2023 sua quadragésima edição. A programação será realizada entre os dias 25 de janeiro e 5 de fevereiro. Como nos anos anteriores, as atividades pedagógicas e a programação de apresentações musicais se dividem em três módulos: música erudita, música antiga e música popular. A área erudita tem direção de Abel Rocha; a de música antiga, de Rodolfo Richter; e a de MPB, de João Egashira. Os concertos e shows serão realizados em diferentes espaços da capital paranaense, como o Teatro Guaíra e da Capela Santa Maria. Estão previstos também eventos em praças, igrejas, parques e centros culturais da cidade. A programação terá nomes importantes, como Arnaldo Cohen, Jaquelina Livieri, Guido Sant’anna, Anna Serova, Pedro Burmester e Andrey Baranov. Na área de música popular, Vanessa da Matta, Teresa Cristina e Edu Lobo estão entre as principais atrações. Debates vão discutir também temas contemporâneos ligados à atividade musical.
O 11º Festival Internacional Sesc de Música será realizado em Pelotas, no Rio Grande do Sul, entre os dias 16 e 27 de janeiro. A direção artística é de Evandro Matté. O evento traz intensa atividade pedagógica e programação de concertos. Entre as atrações desta edição estão a Orquestra Mundana Refugi, a Sphaera Mundi Orquestra e a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro de Porto Alegre. Com professores e alunos do festival serão formadas uma sinfônica acadêmica e uma orquestra barroca. A ópera também está contemplada, com uma produção de Cavalleria rusticana, de Pietro Mascagni, idealizada pela Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul.
O 18º Festival de Música de Santa Catarina, realizado em Jaraguá do Sul, segue em 2023 com uma programação múltipla, com abertura para a música clássica, a música popular brasileira e atenção especial para a ópera e o repertório barroco. A agenda deste ano tem como destaque a apresentação de A paixão segundo São Mateus, de Bach, com regência de Alex Klein e direção cênica de Céline Imbert. Com André dos Santos e Harry Silverstein, será realizada uma produção da ópera João e Maria, de Humperdinck. Na música de câmara, destaca-se a participação do Arianna String Quartet, que está completando trinta anos de atividades. O grupo vai se apresentar em recitais de música clássica e outros que promovem o diálogo entre o erudito e o popular. O festival também prestará homenagem ao compositor Edino Krieger, com a orquestra de professores do Femusc.
Clique aqui para ver mais detalhes sobre as programações dos festivais de verão
Leia também
Notícias Violinista Guido Sant’Anna vence o Grande Prêmio CONCERTO 2022
Notícias O ano da ópera em dez montagens brasileiras que podem ser vistas na internet
Notícias Sesc divulga gravações de obras encomendadas pelo Festival de Música de Câmara
Notícias A música clássica em 2023: confira as temporadas já anunciadas
Crítica Música contemporânea pra se assobiar, por João Marcos Coelho
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.