A soprano Adélia Issa e a pianista Araceli Chacon lançam neste final de semana o disco Poemas da Negra e de Macunaíma na Casa Mário de Andrade. Elas fazem recitais no sábado e no domingo. O disco traz os Poemas da Negra e os Poemas de Macunaíma de Mário de Andrade musicados por Camargo Guarnieri.
Quando publicou, na coletânea Remate de males, de 1930, os Doze poemas da negra, Mário de Andrade provocou confusão na intelectualidade paulista. Isso porque o retrato que fazia da mulher negra evitava qualquer exotismo e sinal de vulgaridade ou mesmo sua caracterização como socialmente inferior. A mulher negra de seus poemas surge como musa sublime.
Esse aspecto fascinou o compositor Camargo Guarnieri, que foi próximo de Mário de Andrade e de suas visões sobre a cultura nacional, e musicou os textos ao longo de um amplo período, entre 1933 e 1975.
Com Adélia Issa, a peça ganha interpretação de uma profissional que está entre as mais atentas ao cancioneiro brasileiro, aqui acompanhada da pianista Araceli Chacon.
As duas trabalham com muita habilidade a escrita do compositor, que nunca recorre a artifícios simplistas na hora de levar em conta o folclore em suas composições e cria estruturas intrincadas entre o erudito e o popular.
É um disco que serve de exemplo da importância que as canções têm na criação musical brasileira do século XX – e de Adélia Issa como uma de suas principais intérpretes.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira apresenta finalistas
Notícias Tenor Rolando Villazón e harpista Xavier de Maistre fazem recitais no Cultura Artística
Notícias Comunidade cultural do RS se mobiliza pela permanência de Beatriz Araujo na Secretaria da Cultura
Revista CONCERTO Ronaldo Miranda: domínio de linguagem, por João Marcos Coelho
![A pianista Araceli Chacon e a soprano Adelia Issa [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-araceli_adelia.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.