A Orquestra Sinfônica da USP promove entre os dias 23 e 30 de setembro a Semana Camargo Guarnieri, com concertos e mesas-redondas dedicadas ao compositor brasileiro. A abertura conta com a Osusp regida por Lutero Rodrigues. No programa, a Suíte Vila Rica e a Sinfonia nº 2 – Uirapuru, além de outras peças.
As demais apresentações musicais vão reunir grupos como o Quarteto Camargo Guarnieri, a Orquestra de Câmara da USP e o São Paulo Chamber Soloists. Entre os solistas, estão nomes como a violinista Tânia Guarnieri, que toca com o pianista Max Barros, e a mezzo soprano Mere Oliveira. Os debates vão contar com alguns dos principais especialistas na obra de Guarnieri, como Flávia Toni, Maria José Carrasqueira e André Egg. A programação inclui ainda a exibição do documentário de Carlos Mendes sobre o compositor.
“Foi muito natural pensar em um encontro, uma espécie de festival dedicado a Camargo Guarnieri dentro da programação anual da Osusp. Temos consciência de que isso já foi feito pela Osesp, pela própria Osusp, pela Emesp. Mas fato é que a gente convive intensamente com a figura de Guarnieri na Osusp, foi ele quem deixou a marca na orquestra, por ser um compositor tão importante", disse Gil Jardim, diretor do grupo em entrevista a Camila Fresca, publicada na edição de outubro da Revista CONCERTO.
“Concebemos algo baseado na performance. A semana é aberta e encerrada pela Osusp, e a Ocam também vai participar. Fora isso, teremos duas mesas de discussão – uma voltada para pesquisa, outra, para a performance. É um começo, espero que essa semana seja anuale que cresça, que envolva publicações”, completa o maestro.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
![Orquestra Sinfônica da USP durante concerto no Anfiteatro Camargo Guarnieri [Divulgação/Marcos Santos]](/sites/default/files/inline-images/W-Orquestra-Sinf%C3%B4nica-da-USP_Foto-Marcos-Santos_U0Y8324.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.