Concertos em todo o Brasil celebram a chegada do Natal

por Redação CONCERTO 17/12/2024

Já é Natal na programação de música clássica: orquestras, corais e instituições celebram com as peças mais conhecidas desse repertório, com destaque para o Messias de Händel e O quebra-nozes de Tchaikovsky.

Nessa terça, 17, tem concerto da Filarmônica de Minas Gerais às 20h30, com o Coro de Câmara Nacional e os cantores Marília Vargas (soprano), Juliana Taino (contralto), Daniel Umbelino (tenor) e Licio Bruno (baixo). O programa é o Messias de Händel. Em Campinas, o Coral da Catedral apresenta cantatas de Natal às 19h no Solar Barão de Itapura; no mesmo horário, em Porto Alegre, as Terças Líricas da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul, no Memorial do Judiciário, são dedicadas a peças sacras e natalinas de Adolphe Adam, Gounod, Vivaldi, Schubert, Franz Gruber e Händel.

Quarta, dia 18, o dia da música natalina começa com duas apresentações corais, no Rio e em São Paulo. O Coral Maricanto estará às 12h30 no Centro Cultural Banco do Brasil, no centro do Rio; em São Paulo, o Coral Paulistano canta Giovanni Gabrieli, Fauré e a popularíssima Have yourself a Merry Little Christmas, de Hugh Martin/Ralph Blanc. Entrada gratuita. Tim Rescala leva ao Teatro Amazonas, em Manaus, seu Pedro e Paula no Natal, com os corpos artísticos reunidos: a Amazonas Filarmônica, Coral Infantil do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, Balé Folclórico do Amazonas e Corpo de Dança do Amazonas. Marcelo de Jesus, Luiz Fernando Malheiro e Otávio Simões são os regentes. O espetáculo segue até dia 23.

Dia 19, quinta-feira, tem mais Música no Museu natalino no Rio de Janeiro, com o Coral Sisjufe no Centro Cultural da Justiça Federal; às 19h, na Sala Cecilia Meireles, apresentam-se a Associação de Canto Coral (regência de Jésus Figueiredo) e o Quinteto Villa-Lobos na Série Sala orquestras, com o Concerto de Natal e as participações de Carolina Morel (soprano), Lara Cavalcanti (mezzo-soprano), Guilherme Moreira (tenor) e Inácio de Nonno (barítono). No programa, a Sinfonia Concertante K297b para oboé, clarinete, fagote, trompa e orquestra de Mozart e O Messias de Händel, repetindo o programa dia 20. Na igreja Santa Maria Goretti, em Cariacica (ES), a Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo com regência de seu titular Helder Trefzger, toca uma seleção de Natal que inclui a suíte do Quebra-nozes de Tchaikovsky, que estará na íntegra em Brasília, onde a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro toca o balé O quebra-nozes, sob a regência de Cláudio Cohen.

Ainda no dia 19, às 20h, Orquestra Sinfônica Municipal de Americana (regência de Daniel Martins) convida, no Teatro Municipal Lulu Benencase, a Orquestra Filarmônica de Rio Claro, o Collegium Vocale e as cantoras Joyce Lima Martins (soprano) e Gabriela Bueno (mezzo-soprano) para trechos do Messias de Händel e canções clássicas natalinas.

A Osesp encerra seu ano às 20h30 também com trechos do Messias de Händel e a estreia latino-americana de Concerto para flauta: Lux Stellarum de Erkki-Sven Tüür, sob a batuta de Thierry Fischer com as participações de Emmanuel Pahud (flauta), Lina Mendes (soprano), Ana Lucia Benedetti (mezzo-soprano), Giovanni Tristacci (tenor), Benjamin Russell (barítono) e Sávio Sperandio (baixo). O programa será repetido nos dias 21 (14h30) e 22 (16h).

O projeto Bossa Criativa faz, também dia 19, às 18h, seu Concerto de Natal na Igreja de São Francisco de Paula, no Rio de Janeiro, reunindo a Orquestra Sinfônica da UFRJ, o Coral Infantojuvenil da UFRJ e o Coral Brasil Ensemble. Com regência de André Cardoso e Maria José Chevitarese, serão apresentadas desde peças tradicionais natalinas até Villa-Lobos (Magnificat-Aleluia) e Ernani Aguiar (Pastoral). Às 19h30, a pianista Maria Helena de Andrade e as harpistas Ana Miccolis e Carmen Sarmet tocam repertório natalino na paróquia da Santísisma Trindade, no Flamengo, Rio de Janeiro, às 19h30.

Sábado, dia 21, às 19h, a Sinfônica Brasileira e a OSB Jovem estarão na Cidade das Artes, no Rio, para seu Concerto de Natal com regência de Cláudio Cruz. No programa, a Suíte Natividade de João Guilherme Ripper, além das Danças polovtsianas de Borodin e Pini di Roma de Respighi, com repetição no dia 22, às 11h. Na Igreja Nossa Senhora da Conceição de Santa Ifigênia, em São Paulo capital, o Coral Diocesano de Santo André, Coral Municipal de Ribeirão Pires e Orquestra Filarmônica Sinos Azuis trazem o Oratório de Natal op. 12 de  Saint-Saëns, com regência de Diego Muniz e Valquíria Gomes (soprano), Solange Ferreira (mezzo-soprano), Monica Weber (contralto), Luiz Guimarães (tenor), Israel Mascarenhas (barítono) e Bruno Tadeu (órgão). O programa será reapresentado no dia 22, ao meio-dia, na Catedral da Sé.

No domingo, às 11h, a Orquestra Experimental de Repertório, sob a batuta de Wagner Polistchuk, traz peças de Britten e Romsky-Korsakov, entre outras, ao Municipal de São Paulo; no mesmo horário, a SP Chamber Orquestra (regência de  Giovanna Elias) apresenta no Teatro B32 obras de Fauré, Mahler e Saint-Saëns, com participação de  Isabella Luchi (soprano), Anita Andreotti (mezzo-soprano), Carlos Eduardo Santos (tenor), Jeziel Coelho (contratenor) e Calebe Faria (barítono). Às 20h, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto regida por Reginaldo Nascimento apresenta seu concerto natalino no Theatro Pedro II.; também às 20h, em Vitória, a Sinfônica do Espírito Santo convida a mezzo-soprano Priscila Olegário para A Rhapsody on a Christmas Carol de Claude T. Smith, no Sesc Glória. Em Curitiba, Norton Morozowicz rege a Orquestra Sinfonia Brasil e o Coro Ottava Bassa, com os cantores Camila Provenzale, Alexandre Mousquer e Cláudio Baggi no Teatro Guaíra.

Ainda no domingo, às 17h, a Orquestra Sinfônica da Bahia, sob a regência do titular Carlos Prazeres, convida Maria Carla Pino Cury (soprano) e Francisco Roa (violino) para um programa com a Suíte nº 1 de O quebra-nozes (Tchaikovsky) e o Messias de Händel, entre outras peças, na Igreja de São Francisco. A Filarmônica Estado de São Paulo, com regência de S. Goethe, leva às 17h30 ao Teatro J. Safra obras de Tchaikovsky, Mozart, Puccini, entre outros, com as vozes de Bellani Theophilo (mezzo-soprano) e Eli Lobato (tenor). E, às 20, no Teatro Madre Esperança Garrido, em Goiânia, a Sinfônica de Goiânia e Coro Sinfônico de Goiânia apresentam a Suíte nº 1 de O quebra-nozes de Tchaikovsky.

0 Coral Paulistano canta Gabrieli e Fauré na quarta, no Theatro Municipal de São Paulo [Divulgação]
0 Coral Paulistano canta Gabrieli e Fauré na quarta, no Theatro Municipal de São Paulo [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.