Concurso Nacional Chopin realiza sua primeira edição na Sala São Paulo

por Redação CONCERTO 09/05/2024

Idealizado pela Sociedade Chopin do Brasil, o Concurso Nacional Chopin realiza até o dia 13 de maio sua primeira edição, na Sala São Paulo. Nos dias 9 e 10, ocorrem as semifinais, em que se apresentam 11 candidatos. E, no dia 13, será a vez da prova final, que terá a participação da Orquestra Experimental de Repertório, sob a regência do maestro brasileiro radicado na Polônia José Maria Florêncio. 

“A ideia surgiu em 2022, quando promovi o primeiro Festival Chopin, a pedido do Instituto Chopin de Varsóvia. Da Polônia, vieram o diretor executivo do instituto e a diretora de projetos especiais dedicados a jovens pianistas. Eles se encontraram com chefes de departamentos de música de universidades e de escolas de música e daí surgiu a ideia do projeto. Pouco depois, a entrada da Academia da Osesp como correalizadora tornou possível criar a infraestrutura para o concurso”, diz Gloria Guerra, presidente da Sociedade Chopin do Brasil.

A primeira prova semifinal ocorreu nesta quinta-feira, quando também foi realizada uma mesa-redonda sobre o compositor, com mediação do jornalista Irineu Franco Perpetuo. A segunda semifinal acontece amanhã, dia 10, também na Sala do Coro da Estação Julio Prestes, das 09h40 às 12h e das 13h40 às 15h10. A final acontece na segunda-feira, dia 13, às 18 horas. A entrada é gratuita.

Os semifinalistas são Arthur Dante Novaes Teixeira, Caio Henrique Silva Vital, Caio Rodrigues Vilas Boas, Carlos Vogt, Ervino Jose Rieger Duarte, Ingrid Rodrigues Uemura, Jordan Alexander Gomes Rodrigues Pereira, Matheus Enzo de Faria Oshiro, Mateus Restani Furtado e Mattheus Versiani Cardoso de Melo, Vitor Zendron da Cunha. Três deles chegarão à final. 

O júri é presidido pelo maestro e pianista Ira Levin e integrado por Cristian Budu, Donata Lange, Ewa Poblocka, Gloria Caputo, Olga Kiun e Sonia Rubinsky.

O vencedor vai receber um prêmio em dinheiro de R$ 6 mil, além da participação no Concurso Internacional Chopin, que será realizado em 2025, em Varsóvia, e um convite para participar do Curso de Verão do Instituto Chopin no Palácio Radziejowice. A lista de premiações inclui ainda recitais em Zelazowa Wola, Polônia, na casa onde nasceu Chopin, e no Festival Chopin (Brasil). Também estão previstas apresentações com a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, de Brasília, com o projeto Vale Música, de Belém, e na temporada 2025 do Theatro Municipal de São Paulo. 

O 1º Concurso Nacional Chopin conta com apoio da Casa Sangusko de Cultura Polonesa, do Instituto Guimarães Rosa – Ministério das Relações Exteriores, da Sustenidos Organização de Cultura, da Santa Marcelina Cultura, Fundação Amazônica de Música e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

Leia também
Notícias
 Tom Borrow inicia integral dos concertos para piano de Beethoven com a Osesp
Notícias Obra de Felipe Lara chega à final do Prêmio Pulitzer de música
Notícias Ospa anuncia cancelamento dos concertos do mês de maio
Crítica Vocalmente sólida, musicalmente convincente e plasticamente bela, por Irineu Franco Perpetuo

Sala São Paulo [Divulgação/Stefan Schmeling]
Sala São Paulo [Divulgação/Stefan Schmeling]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.