Cultura Artística anuncia temporada de 2022 com dez atrações

por Redação CONCERTO 29/10/2021

A Cultura Artística anunciou sua temporada 2022. Serão dez atrações e vinte concertos na Sala São Paulo, além dos cinco recitais da Série de Violão, no Teatro B32.

Em razão da pandemia, a Cultura Artística atravessou o período mais longo de sua centenária história – todo o ano de 2020 e grande parte de 2021 – sem apresentações presenciais. O primeiro concerto com público foi realizado no início desta semana no Teatro B32.

Cada atração da temporada fará duas apresentações (série branca, em geral às terças-feiras, e série azul, normalmente às quartas). As renovações das assinaturas para antigos assinantes já podem ser feitas. Novas assinaturas estarão disponíveis a partir de dezembro.

O ano da Cultura Artística se inicia nos dias 3 e 9 de maio, com o recital do tenor polonês Piotr Beczala. Reconhecido pela beleza de sua voz e por sua força interpretativa, Beczala é um artista requisitado pelos maiores teatros de ópera do mundo. Em seguida, nos dias 31 de maio e 1º de junho, a Cultura Artística recebe um duo formado por talentosos músicos franceses da nova geração: o violinista Théotime Langlois de Swarte, indicado no Victoires de la Musique Classique 2020, e o pianista Tanguy de Williencourt, que em 2016 recebeu, entre outros, o prêmio da Société des Arts de Genève. Eles apresentarão um programa em homenagem ao centenário de morte de Marcel Proust (1871-1922).

Em junho, nos dias 21 e 22, haverá uma atração sinfônica com a Orquestra Filarmônica Real de Liège. O grupo estará sob regência de seu titular, o maestro húngaro Gergely Madaras, e terá como solista o grande pianista russo Nikolai Lugansky, que interpretará os dois concertos de Chopin.

O segundo semestre abre, nos dias 9 e 10 de agosto, com outra estrela internacional dos teclados, a pianista georgiana Khatia Buniatishvili, que apresentará importantes obras do repertório histórico. Também em agosto, nos dias 30 e 31, a atração é a famosa Academy of Saint Martin-in-the-Fields, fundada em 1958. O grupo volta ao Brasil sob direção do violinista Joshua Bell, que desde 2011 é seu diretor artístico, com obras de Beethoven e Tchaikovsky.

Música barroca em instrumentos de época é o que a temporada da Cultura Artística reserva para os dias 20 e 21 de setembro, com a Orquestra Barroca do Veneza. O conjunto estará acompanhado da mezzo soprano tcheca Magdalena Kožená, artista frequente nos mais importantes teatros do mundo, em árias da ópera Alcina, de Händel. Ainda em setembro, nos dias 27 e 28, outro destacado pianista do Leste Europeu, o ucraniano Vadym Kholodenko, que em 2013 venceu o 14º Concurso Internacional de Piano Van Cliburn, estará na Sala São Paulo para tocar obras de Scriabin e Prokofiev.

A temporada segue em outubro, com a apresentação, nos dias 25 e 26, da Filarmônica de Câmara Alemã de Bremen e com solos do violinista alemão Christian Tetzlaff. A orquestra já esteve no Brasil antes, em 2015 e em 2013, quando interpretou a integral das sinfonias de Beethoven conduzida por seu diretor Paavo Järvi – espetáculo que foi o vencedor do Grande Prêmio CONCERTO daquele ano.

O jovem pianista britânico Benjamin Grosvenor é a atração dos dias 22 e 23 de novembro, com um repertório que terá obras de Brahms, Beethoven, Chopin, Stevenson e Prokofiev. Em 2004, aos 11 anos, Grosvenor venceu o BBC Young Musician of the Year e, hoje, ele é reconhecido com um dos pianistas mais brilhantes de sua geração. 

Para encerrar sua temporada internacional, o Cultura Artística apresenta nos dias 13 e 14 de dezembro o Quarteto Attaca, vencedor do Prêmio Grammy de 2019 como melhor grupo de câmara. Será a primeira apresentação do grupo, que é reconhecido pela originalidade e experimentação em seu repertório, aqui no Brasil.

Piotr Beczala [Divulgação]
Piotr Beczala [Divulgação]

Série de violão

A série de violão 2022 terá cinco atrações. A abertura será no dia 22 de maio, com o espanhol Rafael Aguirre, que interpretará obras de Tárrega, Sabicas, Sanlucar, Falla, Barrios, Piazzolla e outros. A jovem alemã Julia Trintschuk, reconhecida por suas interpretações expressivas e já premiada em diversos concursos, é a atração de 7 de junho.

O ucraniano Marko Topchii, ganhador de mais de cinquenta concursos internacionais de violão, toca no dia 13 de setembro. Já a violonista Anabel Montesinos, a mais jovem vencedora do Concurso Internacional de Violão Francisco Tárrega, apresenta-se em 18 de outubro com obras de Piazzolla, Paganini, Bach, Cacho Tirao, Ponce e outros.

Para o encerramento da série de violão, a Cultura Artística recebe o Duo Siqueira Lima, formado pelo casal Cecilia Siqueira e Fernando de Lima – ela uruguaia, ele brasileiro. Com repertório próprio e arranjos originais, o duo conquistou diversos prêmios e já se apresentou em salas como Concertgebouw de Amsterdã, Lincoln Center de Nova York, New World Center em Miami e Sala São Paulo.

Mais informações sobre assinaturas podem ser encontradas aqui.

Leia também
Notícias 
Cursos CLÁSSICOS on-line lançam programação de novembro
Revista CONCERTO Pianista Gabriela Montero é destaque da edição de novembro
Opinião Mauricio Kagel, a exaustão do mundo e a COP26 , por Nelson Rubens Kunze
Opinião Beethoven súdito do Algoritmo, por João Marcos Coelho
Entrevista Erika Ribeiro: "É importante que minha geração reveja rótulos da música erudita e popular", por Camila Fresca
Notícias Novo episódio do ‘Ópera! O podcast da música lírica’ aborda a direção cênica

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.