Cursos CLÁSSICOS On-line lançam programação de agosto

por Redação CONCERTO 28/07/2021

Os Cursos CLÁSSICOS on-line da Revista CONCERTO seguem em agosto com sua programação. Serão oito cursos a partir da próxima semana, cada um com quatro aulas, de 1 hora e meia de duração, em quatro dias seguidos. As aulas serão transmitidas ao vivo pela plataforma zoom (cada aluno receberá um link para ter acesso).

A programação dos Cursos CLÁSSICOS é voltada majoritariamente para a música clássica e a ópera. Os cursos destinam-se tanto a iniciantes como a iniciados e são ministrados em linguagem informal e acessível. 

Os professores são reconhecidos especialistas com destacada atuação no meio cultural brasileiro. E contemplam temas que vão desde a trajetória de compositores até reflexões sobre períodos da história da música, sempre com o cuidado de oferecer ferramentas que ampliem a relação dos alunos com o repertório.

Os dois primeiros cursos acontecem nos dias 3, 4, 5 e 6 de agosto. No horário da manhã, João Marcos Coelho oferece Estilo Tardio, no qual vai abordar as atitudes de quatro autores – Johannes Brahms, Richard Strauss, Olivier Messiaen e Benjamin Britten – em relação ao envelhecimento e sua criatividade. Já no horário noturno, Matheus Bitondi ministra o curso Música Complicada? “A polifonia renascentista, as fugas de Bach, os últimos quartetos de Beethoven e algumas obras do século XX são comumente tidas como músicas complexas e até inacessíveis. A ideia do curso é  apontar estratégias simples para ouvir e compreender este repertório complexo, revelando a beleza escondida nas obras”, ele explica.

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Na segunda semana, nos dias 10, 11, 12 e 13, dois cursos vão abordar autores fundamentais do século XIX. João Luiz Sampaio vai investigar, nas manhãs, a trajetória de Giuseppe Verdi e a importância de sua obra. E, à noite, Irineu Franco Perpetuo, especialista na cultura russa, vai abordar os principais momentos da vida de Tchaikovsky e suas obras mais marcantes, como as seis sinfonias e suas óperas.

João Marcos Coelho retorna à programação na terceira semana com o curso Paris, Berlim, Nova York e São Paulo: a música em 1922. “Vamos fazer um voo panorâmico sobre a música que se desenvolvia em 1922 em importantes polos musicais: dois europeus (Paris e Berlim); um nas Américas (Nova York); e em São Paulo, onde se realizaria a Semana de Arte Moderna de 1922. Vamos abordar influências e cruzamentos estéticos, diferenças e semelhanças entre a arte que era realizada nestes centros”, diz o professor. 

Também nos dias 17, 18, 19 e 20, a pianista Erika Ribeiro faz sua estreia nos Cursos CLÁSSICOS com o curso Pianismos: escuta e apreciação musical. “Afinal, a história do piano é melhor compreendida através de seu repertório ou por seus intérpretes?”, ela pergunta, propondo-se a mostrar as principais figuras pianísticas que moldaram o pensamento musical ao longo dos séculos XX e XXI, em um interessante exercício de escuta e apreciação musical – em uma das aulas, serão ouvidas diferentes versões para o Concerto nº 1 de Tchaikovsky. 

Na última semana, nos dias 24, 25, 26 e 27, mais duas opções de cursos. Em Ritmos de Dança, Camila Fresca vai abordar o papel dos ritmos de dança na formação da música nacional na América Latina. “Um procedimento comum para se compor uma música de concerto de caráter nacional era beber nas fontes populares (folclóricas ou mesmo da música popular urbana). E uma dessas fontes eram as danças existentes em diferentes partes da América Latina. Em Cuba, México, Venezuela, Paraguai, Argentina ou Brasil, gerações de compositores foram buscar inspiração em polcas, tangos, maxixes e outros gêneros que circulavam de forma dinâmica entre América e Europa.” E, em Sem medo do século XX, Helen Gallo oferece aos alunos ferramentas para analisar e compreender a criação musical que vai do início do século XX à década de 1960. 

Tendo em vista a pandemia, a programação dos Cursos CLÁSSICOS on-line é oferecida para todos interessados pelo preço especial de R$ 120 por curso (o que equivale a um desconto de 50% sobre o preço de R$ 240,00 dos Cursos CLÁSSICOS presenciais).

Clique aqui para ir à página dos Cursos CLÁSSICOS.

Conheça abaixo a programação dos Cursos CLÁSSICOS

Estilo tardio
Por João Marcos Coelho, jornalista e crítico musical
Dias 3, 4, 5 e 6 de agosto, das 11h às 12h30
O curso vai abordar as atitudes de quatro autores – Johannes Brahms, Richard Strauss, Olivier Messiaen e Benjamin Britten – em relação ao envelhecimento e sua criatividade, abordando as obras de seus anos finais. 
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Música complicada?
Por Matheus Bitondi, professor e compositor
Dias 3, 4, 5 e 6 de agosto, das 19h às 20h30
A polifonia renascentista, as fugas de Bach, os últimos quartetos de Beethoven e algumas obras do século XX são comumente tidas como músicas "complexas" e até "inacessíveis". Este curso aponta estratégias simples para ouvir e compreender este repertório complexo, revelando a beleza escondida nas obras.
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As óperas de Giuseppe Verdi
Por João Luiz Sampaio, jornalista e crítico musical
Dias 10, 11, 12 e 13 de agosto, das 11h às 12h30
Giuseppe Verdi não é apenas o autor de algumas das mais famosas óperas da história: com elas, ele revolucionou o gênero, propondo um novo tipo de teatro musical, mais próximo da investigação da experiência humana. O curso se propõe a investigar suas visões sobre a ópera a partir de suas principais criações.
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Vida e obra de Tchaikovsky
Por Irineu Franco Perpetuo, jornalista e crítico musical
Dias 10, 11, 12 e 13 de agosto, das 19h às 20h30
Um olhar sobre a carreira de um dos mais populares compositores de todos os tempos. O curso vai abordar os principais momentos da vida de Tchaikovsky e suas obras mais marcantes, como as seis sinfonias e suas óperas, centrais no repertório do século XIX.
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Paris, Berlim, Nova York e São Paulo: a música em 1922
Por João Marcos Coelho, jornalista e crítico musical
Dias 17, 18, 19 e 20 de agosto, das 11h às 12h30
Um voo panorâmico sobre a música que se desenvolvia em 1922 em importantes polos musicais: dois europeus (Paris e Berlim); um nas Américas (Nova York); e em São Paulo, onde se realizaria a Semana de Arte Moderna de 1922. O curso vai abordar influências e cruzamentos estéticos, diferenças e semelhanças entre a arte que era realizada nestes centros.
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Pianismos: escuta e apreciação musical
Por Erika Ribeiro, pianista e professora
Dias 17, 18, 19 e 20 de agosto, das 19h às 20h30
Afinal, a história do piano é melhor compreendida através de seu repertório ou por seus intérpretes? Neste curso, a pianista Erika Ribeiro irá mostrar as principais figuras pianísticas que moldaram o pensamento musical ao longo dos séculos XX e XXI, em um exercício de escuta e apreciação musical.
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Ritmos de dança
Por Camila Fresca, jornalista e pesquisadora
Dias 24, 25, 26 e 27 de agosto, das 11h às 12h30
O curso vai abordar o papel dos ritmos de dança na formação da música nacional na América Latina. Um procedimento comum para se compor uma música de concerto de caráter nacional era beber nas fontes populares (folclóricas ou mesmo da música popular urbana). E uma dessas fontes eram as danças existentes em diferentes partes da América Latina. 
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Sem medo do século XX
Por Helen Gallo, pianista e professora
Dias 24, 25, 26 e 27 de agosto, das 19h às 20h30
Como compreender a música do século XX? Nesta jornada musical de cerca de 30 anos, do entreguerras até o despontar das vanguardas pós-Segunda Guerra Mundial, entenderemos as transformações, impasses e experimentações desse período tão intrigante e multifacetado.
Clique aqui e veja mais informações 

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