Cursos CLÁSSICOS on-line lançam programação de maio

por Redação CONCERTO 28/04/2021

Os Cursos CLÁSSICOS on-line da Revista CONCERTO seguem em maio com sua programação de 2021. Serão oito cursos a partir do dia 4 de maio, cada um com quatro aulas, de 1 hora e meia de duração, em quatro dias seguidos. As aulas serão transmitidas ao vivo pela plataforma zoom (cada aluno receberá um link para ter acesso).

A programação dos Cursos CLÁSSICOS é voltada majoritariamente para a música clássica e a ópera. Os cursos destinam-se tanto a iniciantes como a iniciados e são ministrados em linguagem informal e acessível. Os professores são reconhecidos especialistas com destacada atuação no meio cultural brasileiro.

Os cursos terão início no dia 4 com duas opções. No horário da manhã, João Luiz Sampaio oferece Ópera feita de poesia, em que vai abordar a presença do poeta, um dos grandes personagens do século XIX, em óperas como Werther e Os contos de Hoffmann. E, à noite, Matheus Bitondi ministra o curso Gêneros e escutas, que vai abordar quatro gêneros – a sinfonia, o concerto, o poema sinfônico e o lied – e traçar estratégias para a escuta de cada um deles.

Cursos 0521

Na segunda semana, em Quatro compositores sem fronteiras, João Marcos Coelho vai oferecer um olhar sobre a obra de Darius Milhaud, George Gershwin, Duke Ellington e Keith Jarrett, criadores musicais que não se preocuparam com limites ou fronteiras. E a maestrina Cinthia Alireti mergulha no universo da orquestra em Por dentro da orquestra sinfônica, curso que propõe uma investigação sobre as origens, a composição, o desenvolvimento e o funcionamento de uma orquestra sinfônica, do período barroco aos dias de hoje.

Mais dois cursos a partir do dia 18. O compositor Alexandre Guerra apresenta Música no cinema, uma retrospectiva da história da música no cinema, analisando seu papel dentro da narrativa e tratando de temas como a função dramática da música no cinema. E a pianista Helen Gallo, em O piano no Romantismo, vai abordar a consolidação do piano como o mais importante instrumento do período, a partir da obra para piano de compositores como Beethoven, Schubert, Schumann, Chopin e Liszt.

A grade de maio se encerra com dois cursos. O primeiro é Música e literatura na Rússia, com o crítico musical e tradutor Irineu Franco Perpetuo, autor do recém-lançado livro Como ler os russos. No curso, ele mostra como os clássicos da literatura russa inspiram leitores de todo o mundo – inclusive compositores, que vêm criando partituras marcantes, baseadas nessas criações literárias imortais. O segundo é O nascimento da ópera, com Ligiana Costa, que nos leva de volta às origens da ópera, no século XVI, e seus primeiros tempos, mostrando as obras e compositores que ajudaram a moldá-lo. 

Tendo em vista a quarentena, a programação de dos Cursos CLÁSSICOS on-line é oferecida para todos interessados pelo preço especial de R$ 120,00 por curso (o que equivale a um desconto de 50% sobre o preço de R$ 240,00 dos Cursos CLÁSSICOS presenciais).

Clique aqui para ir à página dos Cursos CLÁSSICOS.

Conheça abaixo a programação de maio:

Ópera feita de poesia
Por João Luiz Sampaio, jornalista e crítico musical 
Dias 4, 5, 6 e 7 de maio, das 11h às 12h30
O poeta é um dos grandes personagens do século XIX – protagonista de óperas como Os contos de Hoffmann, Werther, Andrea Chenier e La Bohème, que ajudaram a moldar o gênero durante o romantismo e o verismo.
Clique aqui para se inscrever.

Gêneros e escutas
Por Matheus Bitondi, compositor e professor
Dias 4, 5, 6 e 7 de maio, das 19h às 20h30
Cada gênero musical pede um jeito diferente de ouvir. O curso vai abordar quatro destes gêneros: a Sinfonia, o Concerto, o Poema Sinfônico e o Lied. Serão discutidas suas semelhanças e diferenças e serão traçadas estratégias para a escuta de cada um deles.
Clique aqui para se inscrever.

Quatro compositores sem fronteiras
Por João Marcos Coelho, jornalista e crítico musical
Dias 11, 12, 13 e 14 de maio, das 11h às 12h30
Quatro exemplos de criadores musicais que não se preocuparam com limites ou fronteiras. Alimentaram-se das fontes mais variadas para criar música personalíssima: Darius Milhaud, George Gershwin, Duke Ellington e Keith Jarrett.
Clique aqui para se inscrever.

Por dentro da orquestra sinfônica
Por Cinthia Alireti, regente titular e codiretora artística da Sinfônica da Unicamp
Dias 11, 12, 13 e 14 de maio, das 19h às 20h30
O curso propõe uma investigação sobre as origens, a composição, o desenvolvimento e o funcionamento de uma orquestra sinfônica, do período barroco aos dias de hoje. 
Clique aqui para se inscrever.

A música no cinema
Por Alexandre Guerra, compositor
Dias 18, 19, 20 e 21 de maio, das 11h às 12h30
Uma retrospectiva da história da música no cinema, analisando seu papel dentro da narrativa e tratando de temas como a história da evolução do som; a função dramática da música no cinema; e a composição temáticas para filmes. 
Clique aqui para se inscrever.

O piano no Romantismo
Por Helen Gallo, pianista, professora e doutora em música
Dias 18, 19, 20 e 21 de maio, das 19h às 20h30
A partir da obra para piano de compositores como Beethoven, Schubert, Schumann, Chopin e Liszt, o curso vai abordar a consolidação do piano como o mais importante instrumento do período, transformações na música, além das características e particularidades do repertório romântico.
Clique aqui para se inscrever.

Música e literatura na Rússia
Por Irineu Franco Perpetuo, jornalista, tradutor e crítico musical
Dias 25, 26, 27 e 28 de maio, das 11h às 12h30
Até hoje, os clássicos da literatura russa inspiram leitores de todo o mundo - inclusive compositores, que vêm criando partituras marcantes, baseadas nessas criações literárias imortais. O curso vai mostrar obras-primas da música inspiradas em páginas de autores como Púchkin, Gógol, Tolstói e Dostoiévski, dentre outros, revisitadas por compositores como Tchaikóvski, Stravinsky, Janácek, Prokófiev e Chostakóvitch.
Clique aqui para se inscrever.

O nascimento da ópera
Por Ligiana Costa, musicóloga e cantora
Dias 25, 26, 27 e 28 de maio, das 19h às 20h30
O curso nos leva de volta às origens da ópera, no século XVI, e seus primeiros tempos, mostrando as obras e compositores que ajudaram a moldá-lo. 
Clique aqui para se inscrever.
 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

Prezado Paulo, as aulas são ministradas ao vivo. Elas são gravadas, mas são colocadas à disposição apenas na parte da tarde do mesmo dia (para os cursos das 11h), e até às 10h da manhã do dia seguinte para os cursos das 19h. Ficamos a sua disposição! Saudações

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.