Os Cursos CLÁSSICOS on-line da Revista CONCERTO seguem em maio com sua programação de 2021. Serão oito cursos a partir do dia 4 de maio, cada um com quatro aulas, de 1 hora e meia de duração, em quatro dias seguidos. As aulas serão transmitidas ao vivo pela plataforma zoom (cada aluno receberá um link para ter acesso).
A programação dos Cursos CLÁSSICOS é voltada majoritariamente para a música clássica e a ópera. Os cursos destinam-se tanto a iniciantes como a iniciados e são ministrados em linguagem informal e acessível. Os professores são reconhecidos especialistas com destacada atuação no meio cultural brasileiro.
Os cursos terão início no dia 4 com duas opções. No horário da manhã, João Luiz Sampaio oferece Ópera feita de poesia, em que vai abordar a presença do poeta, um dos grandes personagens do século XIX, em óperas como Werther e Os contos de Hoffmann. E, à noite, Matheus Bitondi ministra o curso Gêneros e escutas, que vai abordar quatro gêneros – a sinfonia, o concerto, o poema sinfônico e o lied – e traçar estratégias para a escuta de cada um deles.
Na segunda semana, em Quatro compositores sem fronteiras, João Marcos Coelho vai oferecer um olhar sobre a obra de Darius Milhaud, George Gershwin, Duke Ellington e Keith Jarrett, criadores musicais que não se preocuparam com limites ou fronteiras. E a maestrina Cinthia Alireti mergulha no universo da orquestra em Por dentro da orquestra sinfônica, curso que propõe uma investigação sobre as origens, a composição, o desenvolvimento e o funcionamento de uma orquestra sinfônica, do período barroco aos dias de hoje.
Mais dois cursos a partir do dia 18. O compositor Alexandre Guerra apresenta Música no cinema, uma retrospectiva da história da música no cinema, analisando seu papel dentro da narrativa e tratando de temas como a função dramática da música no cinema. E a pianista Helen Gallo, em O piano no Romantismo, vai abordar a consolidação do piano como o mais importante instrumento do período, a partir da obra para piano de compositores como Beethoven, Schubert, Schumann, Chopin e Liszt.
A grade de maio se encerra com dois cursos. O primeiro é Música e literatura na Rússia, com o crítico musical e tradutor Irineu Franco Perpetuo, autor do recém-lançado livro Como ler os russos. No curso, ele mostra como os clássicos da literatura russa inspiram leitores de todo o mundo – inclusive compositores, que vêm criando partituras marcantes, baseadas nessas criações literárias imortais. O segundo é O nascimento da ópera, com Ligiana Costa, que nos leva de volta às origens da ópera, no século XVI, e seus primeiros tempos, mostrando as obras e compositores que ajudaram a moldá-lo.
Tendo em vista a quarentena, a programação de dos Cursos CLÁSSICOS on-line é oferecida para todos interessados pelo preço especial de R$ 120,00 por curso (o que equivale a um desconto de 50% sobre o preço de R$ 240,00 dos Cursos CLÁSSICOS presenciais).
Clique aqui para ir à página dos Cursos CLÁSSICOS.
Conheça abaixo a programação de maio:
Ópera feita de poesia
Por João Luiz Sampaio, jornalista e crítico musical
Dias 4, 5, 6 e 7 de maio, das 11h às 12h30
O poeta é um dos grandes personagens do século XIX – protagonista de óperas como Os contos de Hoffmann, Werther, Andrea Chenier e La Bohème, que ajudaram a moldar o gênero durante o romantismo e o verismo.
Clique aqui para se inscrever.
Gêneros e escutas
Por Matheus Bitondi, compositor e professor
Dias 4, 5, 6 e 7 de maio, das 19h às 20h30
Cada gênero musical pede um jeito diferente de ouvir. O curso vai abordar quatro destes gêneros: a Sinfonia, o Concerto, o Poema Sinfônico e o Lied. Serão discutidas suas semelhanças e diferenças e serão traçadas estratégias para a escuta de cada um deles.
Clique aqui para se inscrever.
Quatro compositores sem fronteiras
Por João Marcos Coelho, jornalista e crítico musical
Dias 11, 12, 13 e 14 de maio, das 11h às 12h30
Quatro exemplos de criadores musicais que não se preocuparam com limites ou fronteiras. Alimentaram-se das fontes mais variadas para criar música personalíssima: Darius Milhaud, George Gershwin, Duke Ellington e Keith Jarrett.
Clique aqui para se inscrever.
Por dentro da orquestra sinfônica
Por Cinthia Alireti, regente titular e codiretora artística da Sinfônica da Unicamp
Dias 11, 12, 13 e 14 de maio, das 19h às 20h30
O curso propõe uma investigação sobre as origens, a composição, o desenvolvimento e o funcionamento de uma orquestra sinfônica, do período barroco aos dias de hoje.
Clique aqui para se inscrever.
A música no cinema
Por Alexandre Guerra, compositor
Dias 18, 19, 20 e 21 de maio, das 11h às 12h30
Uma retrospectiva da história da música no cinema, analisando seu papel dentro da narrativa e tratando de temas como a história da evolução do som; a função dramática da música no cinema; e a composição temáticas para filmes.
Clique aqui para se inscrever.
O piano no Romantismo
Por Helen Gallo, pianista, professora e doutora em música
Dias 18, 19, 20 e 21 de maio, das 19h às 20h30
A partir da obra para piano de compositores como Beethoven, Schubert, Schumann, Chopin e Liszt, o curso vai abordar a consolidação do piano como o mais importante instrumento do período, transformações na música, além das características e particularidades do repertório romântico.
Clique aqui para se inscrever.
Música e literatura na Rússia
Por Irineu Franco Perpetuo, jornalista, tradutor e crítico musical
Dias 25, 26, 27 e 28 de maio, das 11h às 12h30
Até hoje, os clássicos da literatura russa inspiram leitores de todo o mundo - inclusive compositores, que vêm criando partituras marcantes, baseadas nessas criações literárias imortais. O curso vai mostrar obras-primas da música inspiradas em páginas de autores como Púchkin, Gógol, Tolstói e Dostoiévski, dentre outros, revisitadas por compositores como Tchaikóvski, Stravinsky, Janácek, Prokófiev e Chostakóvitch.
Clique aqui para se inscrever.
O nascimento da ópera
Por Ligiana Costa, musicóloga e cantora
Dias 25, 26, 27 e 28 de maio, das 19h às 20h30
O curso nos leva de volta às origens da ópera, no século XVI, e seus primeiros tempos, mostrando as obras e compositores que ajudaram a moldá-lo.
Clique aqui para se inscrever.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.
as aulas serao gravadas ??
as aulas serao gravadas ??
Prezado Paulo, as aulas são…
Prezado Paulo, as aulas são ministradas ao vivo. Elas são gravadas, mas são colocadas à disposição apenas na parte da tarde do mesmo dia (para os cursos das 11h), e até às 10h da manhã do dia seguinte para os cursos das 19h. Ficamos a sua disposição! Saudações