Festival homenageia compositora Dinorá de Carvalho com concertos e debate

por Redação CONCERTO 28/08/2023

Um festival vai celebrar entre os dias 29 e 31 de agosto na Unicamp a trajetória da compositora brasileira Dinorá de Carvalho (1895-1980), com concertos, workshops e mesas-redondas. Primeira mulher a integrar a Academia Brasileira de Música, a autora deixou mais de quatrocentas obras, além de trabalho pioneiro na formação musical e na abertura de espaços para as mulheres na música clássica, com a criação da Orquestra Feminina de São Paulo, primeiro grupo brasileiro formado apenas por musicistas.

A iniciativa é do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural e da Coordenação de Documentação de Música Contemporânea da universidade paulista.  O concerto de abertura, na terça, no Instituto de Artes da Unicamp, terá como foco a música de câmara de Dinorá de Carvalho. O violonista Gilson Antunes interpreta Pobre cega; o violinista Paulo Arroyo e o pianista Vitor Alves tocam em seguida Meninas brincando de cirandinha e Ninho de abelhas; canções a partir de textos de Guilherme de Almeida serão apresentadas por Flávio Carvalho e pelo pianista Ernane Machado, que também toca a série Quadrilhas; e a pianista Marina Figueira encerra o recital com a Sonata nº 1 – Quedas de Iguaçu.

A programação do dia 30, também na Unicamp, começa com um workshop da pianista Sylvia Maltese que tem como tema compositoras brasileiras que se dedicaram à escrita para piano. Maltese vai abordar a criação de autoras como Chiquinha Gonzaga, Branca Bilhar, Dinorá de Carvalho, Clorinda Rosato, Adelaide Pereira da Silva, Nilcéia Cleide da Silva Baroncelli, Sandra Abrão, Silvânia Barros, Emilia De Benedictis, Sivia de Lucca, Maria Helena Rosas Fernandes e Kilza Setti.

Também na quarta, será realizada uma mesa-redonda com mediação de Maria Lúcia Pascoal. Flávio Carvalho vai abordar os estudos em Paris e o trabalho no rádio de Dinorá de Carvalho e Marina Figueira vai falar sobre o contexto musical brasileiro a partir da década de 1950 e as mudanças nas composições da autora. 

Na quinta, o concerto de encerramento, no Teatro Castro Mendes, conta com a participação da Orquestra Sinfônica da Unicamp, que vai interpretar a Fantasia para piano e orquestra de Dinorá de Carvalho, com Sylvia Maltese como solista. O repertório segue com a abertura, canções e danças de Noite de São Paulo, com a participação das sopranos Marilia Carvalho e Katherine Vitória, dos barítonos Daniel Luiz e Leandro Cavini e da mezzo Karine Franklin. O repertório inclui ainda obras como as Sete canções e Manhã radiosa.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias 
Jordi Savall é destaque da edição de setembro da Revista CONCERTO
Entrevista Simone Menezes rege Filarmônica de Los Angeles e lança disco com obra de Villa-Lobos
Notícias Festival Chopin promove diálogo entre o compositor e outros autores
Notícias Ópera ‘Anjo negro’, de João Guilherme Ripper, ganha montagem em Curitiba

Dinorá de Carvalho foi a primeira mulher a integrar a Academia Brasileira de Música [Divulgação]
Dinorá de Carvalho foi a primeira mulher a integrar a Academia Brasileira de Música [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.