A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais abre oficialmente hoje sua temporada 2023. Na semana passada, o grupo comemorou com dois concertos especiais seus quinze anos. Agora, dá a largada em sua série de assinaturas com a estreia mundial do Concerto para orquestra do compositor Leonardo Martinelli.
A peça foi encomendada pela filarmônica também como uma forma de celebrar seu aniversário – no final do ano, outra encomenda será estreada, o Concerto para violoncelo e orquestra de André Mehmari, com solos de Antonio Meneses.
Em entrevista ao jornalista Irineu Franco Perpetuo, publicada na edição de março da Revista CONCERTO, Mechetti definiu o Concerto para Orquestra como uma forma de homenagear os músicos. Martinelli recheou a partitura de diversos solos instrumentais, abrangendo todos os instrumentos da orquestra e elementos pensados para uma ocasião festiva, como o uso de instrumentos da percussão popular brasileira, espalhando, ainda, pela Sala Minas Gerais, os sinos que são símbolo de mineiridade.
Os concertos de hoje e amanhã também vão contar com a participação da pianista Joyce Yang, que será a solista no Concerto nº 3 de Rachmaninov: ao longo do ano, a filarmônica vai celebrar o autor por seus 150 anos com os quatro concertos para piano e as sinfonias, entre outras obras.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Revista CONCERTO Filarmônica de Minas Gerais, 15 anos [acesso exclusivo para assinantes]
Notícias 'Sinfonia nº 3' de Mahler abre temporada de assinaturas da Osesp
Notícias Ligia Amadio é a nova regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais
Notícias Jamil Maluf não é mais regente titular da Orquestra Experimental de Repertório
Crítica Em Minas Gerais, a festa de debutante de um projeto de sucesso
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.