O flautista brasileiro Vladimir Soares faz nesta quinta-feira, dia 29, no Instituto Goethe de Porto Alegre, recital de lançamento do disco em que gravou, entre outras obras, sua transcrição para flauta doce da série de Seis sonatas op.1, originalmente composta para flauta transversa e baixo contínuo, da compositora italiana Anna Bon di Venezia (1738-1767).
O disco está sendo lançado pelo selo Drama Musica, que nasceu com o objetivo de dar visibilidade a músicos brasileiros que se dedicam à música antiga. Pelo mesmo selo, foi lançado no ano passado o CD Donne, em que a soprano Gabriella di Laccio gravou peças de compositoras pesquisadas em acervos europeus.
Anna Bon di Venezia nasceu na Itália e iniciou estudos de músico na Ospedale de la Pietà, em Veneza. Ela esteve a serviço de Frederico de Brandenburg-Bayreuth, que lhe deu o título de Virtuosa di musica di camera. E no mesmo ano compôs a série de seis sonatas para flauta e baixo contínuo, publicadas em Nuremberg e dedicadas a Frederico, que era flautista.
O programa do recital que, além de Soares, conta com a participação de Fernando Rauber (espineta), é formado pelas peças de Anna Bon di Venezia e por sonatas de Antonio Vivaldi e Dario Castello, além do Concerto em ré menor RV 522, de Vivaldi.
Nascido em Porto Alegre, Soares iniciou seus estudos no Projeto Orquestra Villa-Lobos. Está radicado há seis anos na Alemanha, onde estudou na Escola Superior de Música de Stuttgart e foi apelidado de Paganini da Flauta Doce por um crítico alemão.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia mais
Notícias Brasil Musical: os destaques das orquestras em todo o país
Notícias Maestro Kent Nagano é destaque da Revista CONCERTO de setembro
Colunistas Uma incrível coincidência, por João Marcos Coelho
![Fernando Rauber e Vladimir Soares [Divulgação / Claudio Etges]](/sites/default/files/inline-images/VLADIMIR_SOARES_FERNANDO_RAUBER-8-foto-CLAUDIO_ETGES-%281%29.jpg)