Janine Jansen toca com Amsterdam Sinfonietta no Teatro Cultura Artística

por Redação CONCERTO 16/09/2024

Nesta segunda e nos dias 18 e 19, a Cultura Artística retoma sua série de assinaturas com apresentações da Amsterdam Sinfonietta, que vem ao Brasil com uma das principais violinistas da atualidade, a holandesa Janine Jansen, vencedora do Herbert von Karajan Preis em 2020.

O programa tem as Quatro estações, de Vivaldi, antecedida de uma obra encomendada pelo grupo ao compositor inglês Thomas Adès, e a Sonata de William Walton. Uma das missões da Amsterdam Sinfonietta é unir a música nova e o repertório da tradição. Ao longo dos anos, a orquestra tem firmado parcerias com músicos importantes, como Janine Jansen, assim como buscado uma relação próxima com autores de nosso tempo.

A atração seguinte da Cultura Artística é o barítono alemão Matthias Goerne, em recitais nos dias 26 e 29, ao lado do pianista Anton Mejias. Goerne é o grande intérprete de Lied de sua geração, tendo gravado a integral das canções de Schubert para o selo Harmonia Mundi, ao lado de pianistas como Christoph Eschenbach e Alfred Brendel.

Em São Paulo, ele vai apresentar dois ciclos icônicos do repertório germânico do século XIX. No dia 26, a atração é Viagem de inverno, de Schubert, que reproduz as reflexões de um viajante pelo inverno a partir dos poemas de Wilhelm Müller. Já no dia 29, Goerne canta, também de Schubert, O canto do cisne, coleção de catorze canções escritas no final da vida do compositor e publicadas postumamente.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Compositoras em foco
Anna Clyne e 'Esta meia-noite' 
Notícias Festival Artes Vertentes realiza nova edição com o tema Alteridade
Notícias Orquestra Sinfônica da USP promove II Semana Camargo Guarnieri 
Notícias Maestra venezuelana Elisa Vegas rege a ‘Nona’ de Beethoven em São Paulo
Ópera Em ‘Candinho’, o momento do despertar artístico, por Luciana Medeiros

A violinista Janine Jansen [Divulgação]
A violinista Janine Jansen [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.