Festival Artes Vertentes realiza nova edição com o tema Alteridade

por Redação CONCERTO 16/09/2024

O Festival Artes Vertentes realiza este mês sua nova edição, entre os dias 19 e 29, em Tiradentes. A programação, sob a direção artística de Luiz Gustavo Carvalho e direção geral de Maria Vragova, tem como tema Alteridade. A agenda de concertos aborda diferentes repertórios, propondo diálogos entre artistas. 

“A proposta é oferecer uma programação que seja capaz de promover reflexões acerca da importância de se respeitar as individualidades e a construção coletiva na busca pela compreensão das diferenças”, diz Carvalho. “Estamos convictos de que reconhecer a existência de pessoas e culturas singulares e subjetivas, que pensam, agem e entendem o mundo de suas próprias maneiras é um primeiro passo importante para a formação de uma sociedade justa, equilibrada, democrática e tolerante. Estamos empenhados em realizar esta reflexão de forma plural e diversificada.”

Entre os convidados, estão os pianistas Cristian Budu, Jakob Katsnelson, Ryutaro Suzuki e Hercules Gomes, a violinista Sofia Leandro, o trompista Fábio Ogata, a violista Dária Filippenko, o violoncelista Guillaume Martigné, o fagotista Adolfo Cabrerizo, o clarinetista Thorsten Johanns e o percussionista Bruno Santos.

Entre os destaques, estão a apresentação de Fragmentos Kafka, de Kurtág, com a soprano Manuela Freua, que também faz programa com canções de Messiaen, Gál, Berg, Vasques Dias e Buarque; uma homenagem a Schumann; uma schubertíade com obras de Schubert, Nazareth, Otaka, Ginastera, Rachmaninov e Tia Amélia, entre outros.

A programação ainda conta com artes cênicas, incluindo a apresentação do espetáculo O estrangeiro reloaded, protagonizado por Guilherme Leme, com direção da atriz Vera Holtz, e do premiado Tebas Land. Com dramaturgia do uruguaio Sergio Blanco, e direção de Victor Garcia Peralta, a peça é uma autoficção que acompanha os encontros entre um jovem parricida e um dramaturgo interessado em escrever a história do crime.

Obras da cineasta polonesa Hanna Polak irão integrar a programação audiovisual do festival.

Leia também
Compositoras em foco
Anna Clyne e 'Esta meia-noite' 
Notícias Orquestra Sinfônica da USP promove II Semana Camargo Guarnieri 
Notícias Janine Jansen toca com Amsterdam Sinfonietta no Teatro Cultura Artística
Notícias Maestra venezuelana Elisa Vegas rege a ‘Nona’ de Beethoven em São Paulo
Ópera Em ‘Candinho’, o momento do despertar artístico, por Luciana Medeiros

Festival Artes Vertentes 2024
 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.