Maestro Ronaldo Bologna morre em São Paulo aos 84 anos

por Redação CONCERTO 02/07/2021

Morreu na manhã desta sexta-feira o maestro Ronaldo Bologna, ex-regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da USP.

Nascido em São Paulo em 1937, Bologna iniciou-se na música aprendendo piano com a mãe e frequentando os concertos no antigo auditório da Rádio Gazeta. Mais tarde, na escola de música mantida pelo Masp, nos anos 1950, estudou primeiro trombone e depois trompa. Paralelamente, cursou a Escola Livre de Música. Durante a sua formação, estudou com mestres como Hans-Joachim Koellreutter, Savino de Benedictis, Alfredo Richter e Roberto Schnorrenberg. 

A sua carreira iniciou-se como instrumentista, em 1957, quando ingressou na orquestra Filarmônica de São Paulo. A partir daí, também regeu várias vezes a Orquestra de Câmara de São Paulo. Em 1961, fundou e foi o primeiro regente do Collegium Musicum de São Paulo.

Em 1963 recebeu uma bolsa e passou cinco anos estudando na Alemanha, primeiro em Freiburg, com Carl Ueter, depois em Berlim, com Herbert Ahlendorf. Mais tarde foi aluno de Hans Swarowsky em Buenos Aires. De volta ao Brasil, Bologna iniciou suas atividades como professor na ECA-USP.

Convidado por Camargo Guarnieri, Ronaldo Bologna participou da Orquestra Sinfônica da USP, a Osusp, desde a sua fundação, em 1975, primeiro como regente assistente, até 1993, e depois como diretor artístico e regente titular, até 2002. 

Em 1976, o maestro dirigiu a primeira audição por um grupo brasileiro do Pierrot Lunaire, de Arnold Schönberg, e, em 1978, dirigiu a mesma obra em português, na tradução de Augusto de Campos. 

Ronaldo Bologna, que é pai do percussionista e principal timpanista da Osesp Ricardo Bologna, foi duas vezes condecorado com o título de melhor regente pela APCA, Associação Paulista de Críticos de Artes. 

Leia também
Notícias Theatro Municipal do Rio de Janeiro encena cantatas de Haydn e Händel
Notícias Sala Cecília Meireles estreia edição do 'Concerto para harpa' de Gnattali
Notícias Cursos CLÁSSICOS On-line lançam programação de julho
Notícias Theatro Municipal de São Paulo institui comitê de programação artística
Colunistas Estreias em tempo de pandemia, por Camila Fresca
Colunistas Vídeo-ópera ‘Três minutos de sol’ é grande obra de arte, por Jorge Coli

 

Maestro Ronaldo Bologna (divulgação)
Maestro Ronaldo Bologna (divulgação)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.