Morre o musicólogo Luiz Paulo Sampaio (1938-2021)

por Redação CONCERTO 10/06/2021

Morreu, aos 83 anos, o musicólogo Luiz Paulo Sampaio. A notícia foi comunicada pela Academia Brasileira de Música e pelo Museu Villa-Lobos, instituição da qual Sampaio foi diretor. A causa da morte não foi informada.

Sampaio começou sua trajetória profissional como economista. Havia aprendido música na infância, dedicando-se ao piano, mas a partir dos anos 1950 trabalhou no BNDES e no mercado financeiro. Foi então que, no final dos anos 1960, resolveu voltar a se dedicar ao piano, estudando com Jacques Klein e mudando-se em seguida para Viena.

Na Áustria, além do piano, estudou pedagogia musical, trabalhou na Embaixada Brasileira como contador e também na Rádio e TV Austríaca. Voltou ao Brasil nos anos 1980, onde passou a dar aulas na UniRio e assumiu a direção artística do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, do qual mais tarde seria presidente; atuou também como diretor da Fundação de Artes do Rio de Janeiro.

Já nos anos 2000, graduou-se em musicologia pela Universidade de Montreal, no Canadá. “A busca pelo diferente sempre me atraiu, de modo que tive uma trajetória errática, meio em zigue zague, para lá e para cá”, afirmou em um depoimento à série Trajetórias, da Academia Brasileira de Música (leia o texto aqui).

Sampaio escreveu livros como A orquestra sinfônica e sua história e diversos artigos, que tratavam de temas como o ensino musical, a história da ópera e da música brasileira.

Leia também
Notícias
Filarmônica de Minas Gerais encena ópera 'Cartas portuguesas'
Notícias Diego Matheuz rege Puccini e Tchaikovski à frente da Osesp
Notícias Theatro São Pedro anuncia três óperas para o segundo semestre
Crítica A ópera que a pandemia merece, por Irineu Franco Perpetuo

Luiz Paulo Sampaio [Reprodução]
Luiz Paulo Sampaio [Reprodução]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.