O Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) vai realizar em setembro a Turnê da Independência, que vai passar por oito países da Europa, incluindo apresentações em salas como o Concertgebouw de Amsterdã e a Philharmonie de Paris, com a pianista Maria João Pires como solista.
O grupo vai passar pelas cidades de Rimini (12/9), Milão (13) e Turim (14), na Itália, além de Copenhage (16), na Dinamarca, Antuérpia (18), na Bélgica, Amsterdã (19), na Holanda, Paris (20), na França, e Lisboa (22), em Portugal.
Um dos destaques da viagem será a apresentação de uma peça concertante para
berimbau, percussão e orquestra, encomendada pelo NEOJIBA, na qual o berimbau será o protagonista. A obra Kamarámusik foi composta pelo baiano Jamberê Cerqueira, que venceu o concurso promovido pelo NEOJIBA para incentivar jovens compositores da Bahia na criação de repertório para o berimbau. O percussionista e capoeirista baiano Raysson Lima, que integra o NEOJIBA há cinco anos, será o solista da peça
“O que nós procuramos é mostrar horizontes, quebrar as correntes que aprisionam a nossa juventude em uma situação de precariedade, que impedem que ela possa se desenvolver. As turnês permitem que eles possam ter um olhar mais universal do que é o mundo, das possibilidades. Prova disso é que, pela primeira vez, a Bahia tem dezenas de representantes no mundo da música espalhados por três continentes, o europeu, o norte-americano e o nosso. Isso incentiva que mais e mais jovens comecem a sonhar alto em suas vidas”, diz Ricardo Castro, diretor do projeto.
Antes da viagem, a orquestra fará um concerto em Salvador, no dia 7 de setembro, no Teatro Castro Alves, apresentando parte do repertório que será levado à Europa e com os solistas Raysson Lima (percussão) e Manoush Toth (piano).
Leia também
Notícias Projeto reúne obra para piano do compositor Alexandre Levy
Notícias Morre em São Paulo, aos 96 anos, o maestro Diogo Pacheco
Notícias Theatro São Pedro encena dobradinha com óperas baseadas em Tchékov
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.