Duas óperas baseadas em peças de Anton Tchékov – uma delas em estreia mundial – sobem ao palco do Theatro São Pedro nos dias 18, 19, 20 e 21 de agosto: O canto do cisne, de Leonardo Martinelli, e Palestra sobre pássaros aquáticos, de Dominick Argento. A direção cênica é de Livia Sabag e a musical, de Gabriel Rhein-Schirato.
O canto do cisne foi encomendada pela Santa Marcelina Cultura e é baseada na peça de mesmo nome do dramaturgo e escritor russo. Ela narra a história de um velho ator que reflete sobre sua carreira ao lado do ponto.
O libreto de Livia Sabag transforma o ator em uma atriz, Olga, que será interpretada pela soprano Eliane Coelho. Já o ponto será vivido pelo tenor Mauro Wrona.
Em entrevista a Irineu Franco Perpetuo, publicada na edição de agosto da Revista CONCERTO, Leonardo Martinelli falou sobre o processo de criação da ópera.
“Um dos grandes desafios na composição de uma ópera é que não se trata de um processo individual. Compositoras e compositores normalmente não têm esse exercício da criação coletiva. O ponto de partida foi um texto de Tchékhov escolhido pela diretora Livia Sabag. O protagonista original é um ator, e houve troca de gênero, porque o espetáculo todo foi concebido para uma cantora, Eliane Coelho – o que aumenta o grau de responsabilidade, no melhor sentido. A partitura é dedicada a ela”, contou.
“Como intérprete, Eliane participou de forma intensa do libreto. E minha partitura foi um trabalho de alfaiataria sob medida – ela fez muitas sugestões, em alguns pontos quase de linhas melódicas inteiras. É um processo em que você tem de estar predisposto a que sua linguagem musical sofra interferências de outros artistas. Outro desafio é que tudo tem que ser feito muito rápido. De um dia para o outro. A maleabilidade já começou porque se trata de um programa duplo, e eu escrevi com a instrumentação da outra ópera do programa, do norte-americano Dominick Argento. Nos créditos, cada um vai aparecer com uma função, mas na verdade se trata da criação coletiva de um quarteto: Eliane, Lívia, o maestro Gabriel Rhein-Schirato e eu.”
Já Palestra sobre pássaros aquáticos, escrita nos anos 1970 por Argento, é baseada em Os Males do Tabaco, de Tchékhov, e no tratado ornitológico Os Pássaros da América, de John James Audubon. O libreto, do próprio compositor, trata de um ornitologista que, durante uma palestra, fala sobre seu casamento opressivo. O papel será vivido pelo barítono Lício Bruno.
“O grande enfoque dessa montagem é construir a trajetória emocional dos três personagens. É revelar o mundo interior dos personagens, todas as conexões, os transtornos emocionais, o universo psicológico”, explica Livia Sabag.
Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Revista CONCERTO A nova ópera: uma conversa com Leonardo Martinelli, por Irineu Franco Perpetuo
Notícias Prepare-se: doze destaques da programação da semana
Crítica Em um mundo de sonho, a recusa de qualquer verdade, por João Luiz Sampaio
Crítica Concerto na Sala São Paulo atesta ótima fase da Ospa, por Nelson Rubens Kunze
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.