Orquestra Jovem do Estado anuncia temporada com assinaturas

por Redação CONCERTO 16/12/2019

Orquestra fará 7 concertos na Sala São Paulo com convidados como Rodolfo Fischer, Arvo Volmer e Valentina Peleggi

A Orquestra Jovem do Estado de São Paulo (OJE), grupo de formação ligado à Emesp - Escola de Música do Estado de São Paulo, fará, de fevereiro a dezembro, 7 concertos na Sala São Paulo, pela sua temporada 2020. 

Pelo segundo ano consecutivo, a orquestra oferecerá assinaturas para a série completa. Conforme a Santa Marcelina Cultura, organização social que faz a gestão da Emesp, a programação da orquestra “acompanha a progressão pedagógica do grupo e dialoga com os diferentes períodos da música clássica”.

A temporada tem início em 16 de fevereiro, com a apresentação de uma versão orquestral condensada da tetralogia O anel do Nibelungo, de Richard Wagner, realizada pelo maestro Lorin Maazel. A regência é do maestro Cláudio Cruz, diretor musical e titular do grupo.

O segundo concerto é em 10 de maio, com a abertura As Criaturas de Prometeu de Beethoven, o Concerto para violino, de Kabalevsky (com solos da irlandesa Diane Daly), e a Sinfonia nº 5, de Shostakovich. A regência é do maestro chileno Rodolfo Fischer.

Cláudio Cruz volta a reger a orquestra no dia 13 junho, em um concerto que tem a Sinfonia nº 1, de Beethoven, e os Choros nº 10, Rasga coração, de Villa-Lobos (participam o Coral Jovem do Estado, o Coral Juvenil do Guri e o Coral EMESP Tom Jobim). No dia 15 agosto, a orquestra será dirigida pelo maestro estoniano Arvo Volmer em obras de Berlioz (O carnaval romano), Britten (Sinfonia de Requiem) e Brahms (Sinfonia nº 3). 

Em 12 de setembro, novamente sob direção de Cláudio Cruz, a orquestra apresenta a Sinfonia nº 3, de Aaron Copland, e uma peça que será interpretada pelo vencedor do concurso Jovens Solistas. Já o concerto do dia 25 de outubro terá regência da italiana Valentina Peleggi, com obras de Puccini (Prelúdio Sinfônico), de Britten (o seu Concerto para violino, com solos da violinista holandesa Rosanne Philippens) e Ottorino Respighi (Vitrais de Igreja). 

A temporada se encerra em 6 de dezembro com a Sinfonia nº 9, de Gustav Mahler, em apresentação que terá também a estreia mundial da peça Repercurso, de Paulo Zuben, que é o diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura. O concerto será dirigido pelo titular Cláudio Cruz.

Orquestra Jovem do Estado [Divulgação / Adriana Elias]
Orquestra Jovem do Estado [Divulgação / Adriana Elias]

Assinaturas

Orquestra Jovem do Estado – Sala São Paulo
7 concertos (sábados às 21h; domingos às 16h)
Assinaturas: até 28 de janeiro de 2020
Preço: R$ 199,50 (meia R$ 99,75)
Formas de pagamento: boleto bancário ou cartão de crédito; parcelamento em até 9 vezes.
Vendas: suporte@byinti.com ou ri@santamarcelinacultrua.org.br

Leia mais
Notícias
Argerich, Neschling e Pires estão na temporada 2020 do Neojiba
Temporadas 2020 Conheça as temporadas já anunciadas 

Curtir