Orquestra Jovem do Estado toca obras de Lena Frank e Bernstein 

por Redação CONCERTO 19/04/2025

Além da apresentação ao lado da Osesp nos dias 24 e 26, a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo faz neste domingo mais um concerto de sua temporada Paisagens Sonoras. Será no dia 20, na Sala São Paulo, sob regência de Mariana Menezes. 

O programa começa com uma peça da compositora americana Gabriela Lena Frank. Filha de pai lituano e mãe peruana, ela tem sua obra marcada pela união de culturas e pelo especial interesse pela tradição latino-americana, que se mostra em peças como Elegía andina, que abre o concerto da orquestra.

Em seguida, a pianista Karin Fernandes se junta ao grupo para a Sinfonia nº 2 – A era da ansiedade, que Leonard Bernstein escreveu inspirado em poema de 1948 de W.H. Auden sobre “a busca do homem por substância e identidade em um mundo mutável e cada vez mais industrializado”.  

Completa a apresentação a Sinfonia de César Franck. Finalizada em 1888, a obra só foi estreada um ano mais tarde, depois da morte do compositor. Conhecido em especial pela sua produção de câmara, Franck surpreendeu o mundo musical por escolher o gênero sinfônico e também pelo modo como a peça se mantém filiada ao romantismo alemão, mais do que às investigações sonoras feitas na época na França, onde vivia. 

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

A pianista Karin Fernandes [Divulgação]
A pianista Karin Fernandes [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.