A Orquestra Acadêmica de São Paulo e o Coral da Cidade de São Paulo apresentam a partir deste sábado espetáculo que vai reunir trechos da ópera Édipo-Rei, de Luciano Camargo, e a cantata profana Carmina burana de Carl Orff, no Teatro Bradesco.
Produção da Uniopera, os concertos vão reunir os solistas Isabella Luchi e Débora Neves (sopranos), os barítonos Sebastião Teixeira e Rodolfo Giuliani e o tenor Rafael Ribeiro. A regência é de Camargo. As demais récitas acontecem nos dias 20, 26 e 27 de abril, às 16h; e nos dias 22, 23, 24 e 25 de abril, às 20h
Foi às vésperas de completar 40 anos que Carl Orff teve seu primeiro contato com uma edição dos anos 1870 de Carmina burana, coletânea de poemas e textos dramáticos dos séculos XI e XII, a maior parte escrita por jovens clérigos que, com eles, satirizavam alguns preceitos ligados às doutrinas da Igreja Católica.
Ajudado por Michel Hofmann, aluno de direito e estudioso do latim e do grego, o compositor selecionou 24 trechos do livro. A seleção contemplou temas dos mais variados, como a superficialidade da sorte e da riqueza, a natureza efêmera da vida, a primavera, os desejos sexuais, os riscos da bebida e do jogo, e assim por diante.
Inspirado por essas passagens, Orff resolveu escrever o que chamou de uma cantata cênica, para grande orquestra, coro, tenor, soprano e barítono solistas.
Do ponto de vista musical, a base da obra é a investigação rítmica – o que, para alguns estudiosos, resulta do impacto provocado pela audição de Les noces, de Igor Stravinsky, com quem o compositor aprendera também lições de orquestração.
Já o estilo de canto oscila entre passagens de enorme dificuldade técnica e outras que se assemelham à declamação.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Ópera ‘Fidelio’: participe da enquete e dê a sua opinião no Ouvinte Crítico
Notícias Corredor Criativo da Amazônia promove encontro durante o Festival Amazonas de Ópera
Notícias Orquestra Jovem do Estado toca obras de Lena Frank e Bernstein
Crítica Viva!! O Festival Amazonas de Ópera está de volta! , por Nelson Rubens Kunze
Entrevista Igor Vieira: barítono brasileiro radicado nos EUA volta ao Rio em ‘A viúva alegre’, por Luciana Medeiros
![A soprano Isabella Luchi [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-isabella_luchi.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.