Osesp apresenta monumental ‘Sinfonia nº 8’ de Mahler

por Redação CONCERTO 03/07/2019

Às vésperas de completar 20 anos, no próximo dia 9 de julho, a Sala São Paulo recebe esta semana uma das mais monumentais obras do repertório sinfônico: a Sinfonia nº 8, de Gustav Mahler, conhecida como Sinfonia dos Mil.

A obra é dividida em duas partes. Na primeira, Mahler utiliza o hino pentecostal Veni Creator Spiritus, escrito em latim no século IX; e, na segunda, a cena final do Fausto, de Goethe, publicado em 1832.

“Nossa relação com a grandiosidade afirmativa dessa sinfonia é paradoxal, porque esse universo tão elevado soa fora do lugar em nosso mundo. Com toda a sua presença, essa música ressoa como se tocada ao longe, testemunho distante e quase ingênuo do Romantismo do século XIX, onde o monumental ainda era possível, antes da desmesura dos horrores que marcaram o último século”, escreve o professor Jorge de Almeida sobre a obra em texto publicado no site da Osesp. “Nesse sentido, talvez valha para a Oitava o mesmo que Adorno dizia sobre a cena final do Fausto: a esperança não é a memória preservada, e sim o retorno do esquecido.”

A obra, que será apresentada nos dias 4, 5 e 6, encerra o ciclo dedicado às sinfonias do compositor sob o comando de sua diretora musical e regente titular Marin Alsop, que deixa o posto no final do ano. Entre os solistas, estão nomes como as sopranos Lina Mendes e Gabriella Pace, as mezzo sopranos Denise de Freitas e Luisa Francesconi e o barítono Paulo Szot, artista residente da edição deste ano da temporada da Osesp. 

Também participam da execução da obra o Coro da Osesp, o Coro Acadêmico da Osesp, a Orquestra Sinfônica da USP, o Coro Infantil da Osesp, o Coral Paulistano e o Coro Lírico do Theatro Municipal de São Paulo.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia mais
Notícias 
Tenor Vittorio Grigolo interpreta árias sob regência de Ira Levin
Notícias Instituto Piano Brasileiro descobre Santoro inéditor, por Irineu Franco Perpetuo
Notícias Prepare-se: destaques da semana
Acervo CONCERTO A vida de Gustav Mahler

Marin Alsop comanda ensaio da ‘Sinfonia nº 8’ de Mahler na Sala São Paulo [Reprodução/Osesp]
Marin Alsop comanda ensaio da ‘Sinfonia nº 8’ de Mahler na Sala São Paulo [Reprodução/Osesp]

 

Curtir