“Temos um imenso patrimônio cultural em comum, influências musicais mútuas e artistas que transitaram e ainda transitam entre os dois lados do Atlântico com igual sucesso”, diz o compositor João Guilherme Ripper, coordenador do projeto
As idas e vindas da música entre Portugal e Brasil. É esse o subtítulo do podcast “Torna viagem”, cujos primeiros cinco episódios já estão disponíveis no Spotify. “Com vistas à celebração do bicentenário da Independência, fui convidado por Alexandra Pinho, diretora do Instituto Camões da Embaixada de Portugal em Brasília, e Gustavo de Sá, conselheiro da Embaixada do Brasil em Lisboa, a criar e coordenar uma série de podcasts sobre a história da música nos dois países, suas particularidades e seus pontos de contato”, afirma o compositor João Guilherme Ripper. A eles juntaram-se ainda João Almeida, diretor da emissora Antena 2 de Lisboa, Thiago Regotto, diretor de programação da MEC FM do Rio de Janeiro e Edward Luiz d’Abreu, diretor do Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa – MPMP. Os roteiros foram escritos pela jornalista Luciana Medeiros e a apresentação é do ator Pedro Paulo Rangel. “Após meses sem consegui decidir o nome do programa, a solução surgiu logo na primeira entrevista. O [pesquisador português] Rui Vieira Nery falava sobre as surpreendentes raízes brasileiras do fado, quando soltou expressão ‘tornou viagem’. Era o título perfeito!”, conta Ripper.
A série abarca gêneros musicais, compositores e intérpretes que exerceram alguma influência nas relações luso-brasileiras. Entre os programas já disponíveis no Spotify– cada um com cerca de 55 minutos de duração – são abordados temas como Jacob do Bandolim e a guitarra portuguesa de Antonio Paredes, Amália Rodrigues no Brasil, o Guarany de Carlos Gomes em Lisboa, as ligações de Chiquinha Gonzaga com Portugal ou a origem brasileira do fado. Especialistas portugueses e brasileiros participam com depoimentos. São eles o escritor e pesquisador Rui Vieira Nery, o bandolinista Pedro Aragão, o compositor Paulo Soares, o escritor Tiago Torres da Silva, a escritora Edinha Diniz, a pianista Maria Teresa Madeira, o músico Wandrei Braga, o jornalista, crítico e escritor João Luiz Sampaio e o musicólogo, autor e pesquisador Mário Vieira de Carvalho.
Além de história e muitas informações, os episódios estão recheados com ótima música, que vai desde lundus do século XVIII a Chico Buarque, passando por Sigismund Neukomm, Carlos Gomes e Chiquinha Gonzaga.
E o coordenador João Guilherme Ripper conclui: “‘Torna viagem – as idas e vindas da música entre Portugal e Brasil’ mostrou-me o quanto esta relação é rica, complexa, pouco conhecida e por vezes pouco apreciada. Temos um imenso patrimônio cultural em comum, influências musicais mútuas e artistas que transitaram e ainda transitam entre os dois lados do Atlântico com igual sucesso. De caravelas, navios ou avião, sempre nos sentimos em casa lá e cá”.
Os episódios já lançados podem ser ouvidos no Spotify ou no site da rádio MEC.
Leia também
Notícias Sala Cecília Meireles anuncia temporada 2022
Notícias Concertos lançam projeto Toda Semana, que recupera programação da Semana de 1922
Notícias Osesp interpreta e grava Sinfonia dos Orixás de Almeida Prado
Notícias Com programa Invenção do Brasil, Filarmônica de Minas abre temporada
João Marcos Coelho George Crumb (1929-2022)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.