Prepare-se: os destaques da programação musical da semana

por Redação CONCERTO 05/05/2025

Os 50 anos da Orquestra Petrobras Sinfônica, no Rio de Janeiro; música barroca e do classicismo em Curitiba e Porto Alegre; Shostakovich na Bahia; Ravel em Campinas; e a estreia do Concertino de Hércules Gomes em São Paulo estão entre os destaques da programação da semana.

Terça-feira, dia 6

O Ubuntu Ensemble, com direção do violista Iberê Camargo, faz recital no Teatro Centro Cultural Unimed, em Belo Horizonte, pelo Festival de Maio. A série tem direção artística da pianista Celina Szvrinsk.

Quarta-feira, dia 7

O Duo Santoro se apresenta na Sala Cecília Meireles com o recital O compositor é vivo. No programa, obras de Ernani Aguiar, Ronaldo Miranda, Tim Rescala, Alexandre Schubert, Marisa Rezende, Cibelle Donza e Monique Aragão.

Em Goiânia, no Teatro do Sesi, a Orquestra Filarmônica de Goiás faz apresentação sob regência de Mariana Menezes. No programa, estão a Sinfonia simples, de Britten, o Concerto para cordas e percussão, de Camargo Guarnieri, e a Serenata para cordas, de Dvorák.

Quinta-feira, dia 8

O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo sobe ao palco da Sala do Conservatório, na Praça das Artes, para interpretar composições de Caíto Marcondes escritas especialmente para o grupo, que completa 90 anos em 2025.

Em Belo Horizonte, a Filarmônica de Minas Gerais será regida, na quinta e na sexta, pelo maestro Silvio Viegas, tendo Andrey Baranov como solista do Concerto para violino nº 1 de Shostakovich. Completam o programa obras de Guerra-Peixe e Tchaikovsky.

O violinista e maestro Luis Otavio Santos é o convidado da semana da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, na quinta e na sexta. O programa, no Cine Teatro Ouro Verde, tem obras de Bach, C.P. Bach e Händel. 

Sexta-feira, dia 9

Na sexta e no sábado, a Orquestra Petrobras Sinfônica celebra seus 50 anos com concertos na Sala Cecília Meireles. O grupo vai interpretar a obra com que estreou, na mesma Sala: O messias, de Händel, sob regência de Felipe Prazeres.

Felipe Prazeres rege os concertos da Opes [Divulgação]
Felipe Prazeres rege os concertos da Opes [Divulgação]

 

Em São Paulo, a Orquestra do Theatro São Pedro faz um concerto especial para celebrar o Dia da União Europeia. Serão apresentados o Hino da União Europeia, o Hino Nacional Brasileira e As quatro estações, de Vivaldi. Com o violinista Renan Gonçalves.

A Camerata Antiqua de Curitiba faz um tributo a Alessandro Scarlatti na sexta e no sábado, sob regência do maestro William Coelho. Com solistas como Marília Vargas, Sabah Teixeira e Ludmilla Thompson, o programa tem o Concerto grosso nº 1 e a Missa de Santa Cecília.

Sábado, dia 10

A Orquestra Sinfônica da USP recebe no sábado o maestro Carlos Moreno, para um programa no qual será realizada a estreia mundial do Concertino para orquestra de cordas de Hércules Gomes. Obras de Gnattali e Osvaldo Lacerda completam o repertório.

No Rio, na Cidade das Artes, a Orquestra Sinfônica Brasileira dá continuidade à temporada em que celebra 85 anos. O grupo vai apresentar, na Grande Sala, a Sinfonia nº 7 de Bruckner, sob regência do maestro Diego Nasser.

Em Salvador, a Orquestra Sinfônica da Bahia recebe a violoncelista Marina Martins como solista no Concerto para violoncelo nº 2 de Shostakovich. A regência é de Carlos Prazeres, que comanda ainda o grupo na Sinfonia nº 10 do compositor.

Domingo, dia 11

Claudia Feres rege a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas em um concerto dedicado ao Dia das Mães. De Marisa Rezende, será interpretada a obra Fragmentos e, de Ravel, Mamãe ganso e o Concerto para piano, com solos de Sylvia Thereza.

A Orquestra do Theatro São Pedro de Porto Alegre apresenta um Festival Haydn no Teatro João Simões Lopes Neto, com a participação da violinista Elisa Fukuda e regência do diretor artístico Evandro Matté. 


Clique aqui para acompanhar a agenda completa no Roteiro do Site CONCERTO


Leia também
Notícias Orquestra Neojiba faz turnê com concertos na Áustria, Alemanha, Polônia, Itália, Holanda e França 
Notícias Música de Tchaikovsky é destaque da edição de maio da Revista CONCERTO
Crítica Escuta compartilhada e reverência à criação musical emolduram o recital Retratos, da pianista Lidia Bazarian, por Ana Cursino Guariglia
Crítica Fosse qual fosse o seu ‘ismo’, Guerra-Peixe era um baita compositor, por Irineu Franco Perpetuo
Crítica Respeito, rigor e compreensão inteligente no ‘Fidelio’ do Theatro São Pedro, por Jorge Coli
Opinião Um brinde aos músicos que não se omitem, por João Marcos Coelho

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.