A soprano Raquel Paulin é a solista convidada dos concertos que a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais faz hoje e amanhã, dias 6 e 7, na Sala Minas Gerais. Nome em ascensão no canto lírico brasileiro, ela vai interpretar duas obras marcantes do repertório: Shéhérazade, de Maurice Ravel, e a Sinfonia nº 4 de Mahler, que dá continuidade ao ciclo dedicado pelo grupo ao compositor. O concerto, sob regência do maestro Fabio Mechetti, tem ainda Parade, de Eric Satie.
“Ao ler os poemas de Tristan Klingsor, em 1903, Ravel viu a chance de acertar as contas com o Livro das Mil e Uma Noites: sua primeira partitura orquestral, uma abertura intitulada Shéhérazade, inspirada em Kósakov (cuja suíte sinfônica foi tocada em Paris já em 1889), fracassara na estreia, em 1899, e foi publicada apenas postumamente, em 1975”, escreve Irineu Franco Perpetuo [leia o texto aqui].
“O compositor optou por três textos de Klingsor: Asie (Ásia), a canção mais longa (com duração maior do que a soma das duas que vêm depois), foi colocada em primeiro lugar, com seus efeitos operísticos e orquestração grandiloquente sendo seguidos pela simplicidade de La Flûte Enchantée (A Flauta Mágica) e pela ambiguidade lânguida de L’Indifférent (O Indiferente). Não se trata aqui de narração, senão de sugestão; o Livro das Mil e Uma Noites não aparece em seus episódios específicos, e sim como pretexto para uma evocação subjetiva de um ambiente orientalizante.”
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Pianista Maria João Pires anuncia fim de sua carreira artística
Notícias Festival Internacional de Piano do Rio promove recitais de grandes vencedores de concursos
Notícias Músicos de todo mundo se mobilizam contra proposta do governo brasileiro de alterar grau de proteção do pau-brasil
Repertório As mil e uma noites segundo Rímski-Kórsakov e Ravel, por Irineu Franco Perpetuo
Notícias Nova temporada do ‘Prelúdio’, que completa 20 anos, estreia no domingo
Podcast A nova temporada da Osesp
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.